V Semana Literária em Guabiruba reuniu comunidade guabirubense

9 de maio de 2024

Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Fundação Cultural

Fundação Cultural apresenta relatório do evento aconteceu durante cinco dias em todo o município.

A quinta edição da Semana Literária em Guabiruba, organizada pela Fundação Cultural em colaboração com a Biblioteca Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel, encerrou-se com êxito em 26 de abril. O evento reuniu a comunidade em torno da promoção da literatura por meio de uma variedade de atividades dedicadas à capacitação e apreciação artística. Destacou-se nesta edição a parceria estabelecida com empreendimentos locais, que, em conjunto com o apoio do poder público, contribuíram significativamente para o fomento da cultura e literatura na região.

A semana começou com o Show de abertura de Ally Knihs, atraindo uma audiência de aproximadamente 62 pessoas. Na terça-feira, a Companhia de Teatro Cobaia Cênica cativou o público com a contação de história "Miguel, o Cavalivreiro", reunindo mais de 50 espectadores. Na quinta-feira, uma envolvente roda de conversa com o escritor brusquense Valmor Cegala reuniu cerca de 100 pessoas interessadas. Além desses eventos, foram oferecidas oficinas de Contação de Histórias, ministrada por Lieza Neves; Escrita Literária Criativa, conduzida por Méroli Habitzreuter; e Arte Sequencial para Quadrinhos, orientada por Thiago Souza, todas bem recebidas pelo público, totalizando 56 inscrições.

Segundo Jéssica Glienke David, bibliotecária responsável, "Ficamos extremamente satisfeitos ao ver tantas pessoas participando ativamente das atividades oferecidas durante a V Semana Literária. O aumento significativo no número de novos cadastros e empréstimos durante a semana reflete o impacto positivo que esse evento teve ao despertar o interesse pela leitura e pela biblioteca como espaço de aprendizado e cultura. Estamos orgulhosos do sucesso dessa iniciativa e comprometidos em continuar oferecendo programas que enriqueçam e fortaleçam nossa comunidade por meio da literatura."

Além disso, foram criados marcadores de página personalizados para os visitantes da Biblioteca ou para aqueles que realizaram empréstimos. Todos os participantes também receberam o livro "Melodien Von Guabiruba" como uma lembrança do evento.

A gestão da Fundação Cultural acredita que o modelo de execução adotado na V Semana Literária deve ser replicado nas próximas edições, estabelecendo parcerias com empreendimentos locais e os diversos setores e secretarias dentro do município, visando otimizar os investimentos e aumentar a adesão e participação do público. Este relatório evidencia positivamente os resultados alcançados nesta edição e servirá de base para o planejamento das próximas atividades, identificando aspectos que requerem ajustes para os próximos anos.

Para dúvidas e informações adicionais, entre em contato com a Fundação Cultural pelo telefone/WhatsApp (47) 3308-3114 ou pelo e-mail cultura@guabiruba.sc.gov.br. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Brusque, nº 1000, ao lado da cooperativa Viacredi.