Relatório da Coordenadoria de Trânsito de Guabiruba de 2023 apresenta dados positivos

16 de fevereiro de 2024

GBTRAN

Guabiruba não registra nenhuma vítima fatal no trânsito no último ano

O compromisso com a qualidade e segurança no trânsito é uma prioridade em Guabiruba. Nossa cidade busca alternativas viáveis para melhorar as condições de tráfego, sempre em conformidade com as normas vigentes. Neste relatório, apresentamos os investimentos realizados, as receitas arrecadadas e os resultados alcançados pela Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte (GBTRAN) ao longo do ano de 2023.

Investimentos e Vencimentos:

Em 2023, os investimentos foram proporcionais à receita, incluindo instalações de placas, pinturas, tachões, e defensas metálicas. Além disso, foram realizados investimentos em sinalização temporária, como aquisição de cones, cavaletes, placas de sinalização, equipamentos luminosos e rádios amadores.

A GBTRAN, em consonância com seu compromisso em promover a segurança viária, realizou uma série de investimentos e ações durante o ano de 2023. Entre eles, destacam-se:

• Sinalização Horizontal de Eixos e Ciclofaixas: Foram sinalizados 15,4 km de vias, visando melhorar a organização e segurança do trânsito, especialmente para ciclistas.
  • Sinalização Horizontal de Faixas de Pedestre: Foram pintadas 61 faixas de pedestres, garantindo maior visibilidade e segurança para os pedestres.
  • Sinalização Horizontal de Lombadas: A pintura de 24 lombadas contribuiu para a redução da velocidade dos veículos e, consequentemente, para a segurança dos pedestres.
  • Instalação de Espelhos Convexos: Foram instalados 22 espelhos convexos em pontos estratégicos, proporcionando melhor visibilidade e prevenindo acidentes.
  • Instalação e Substituição de Placas: Um total de 156 placas foram instaladas ou substituídas, auxiliando na orientação dos motoristas e pedestres.
  • Sinalização Horizontal de Estacionamento de Prédios Públicos: Seis unidades de estacionamento foram devidamente sinalizadas, contribuindo para uma melhor organização do tráfego.

Além disso, foram contratados serviços terceirizados para a instalação de defensas metálicas, tachões e tachas, e adquiridos diversos materiais e equipamentos, como cones, cavaletes, rádios amadores, bastões sinalizadores e placas de sinalização móveis em lona, visando garantir a eficácia das operações e a segurança das vias.

Autuações:

Destaca-se o aumento significativo no número de autuações aplicadas em 2023, totalizando 4.490 infrações. As principais infrações registradas foram relacionadas ao uso de celular ao volante (1.272 autuações) e ao não uso do cinto de segurança (916 autuações). Além disso, houve 270 autuações por não identificação do condutor, imposta à pessoa jurídica.

Acidentes:

Em 2023, observou-se uma redução de 26% no número total de acidentes, com 144 ocorrências registradas, representando uma queda em relação aos anos anteriores. Destaca-se especialmente a ausência de acidentes com vítimas fatais, alcançando um resultado notável para a segurança viária em Guabiruba.

Considerações Finais:

Os resultados apresentados refletem os esforços contínuos da GBTRAN e demais entidades envolvidas na promoção da segurança viária em Guabiruba. Reconhecemos os desafios enfrentados, mas os números positivos em relação às autuações e acidentes demonstram um avanço significativo. Continuaremos empenhados em melhorar as condições de tráfego e garantir a segurança de todos os cidadãos.

Mais informações podem ser esclarecidas com o setor do GBTRAN pelo telephone 47 3308-3100 ou presencialmente. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no térreo da prefeitura.