Prefeitura de Guabiruba realiza coletiva de imprensa

25 de janeiro de 2024

Administração e Finanças Gabinete Sem Categoria

Ao decorrer da tarde da última sexta-feira, foram apresentados resultados do ano anterior e metas para 2024.

Na tarde da última sexta-feira, 19, a Prefeitura de Guabiruba realiza a primeira coletiva de imprensa, que destacou os principais resultados da administração municipal no ano de 2023. Na ocasião, estiveram presentes os chefes do Executivo, o prefeito Valmir Zirke, o vice Cledson Kormann e demais secretários de pastas relacionadas aos temas abordados.

O evento destacou cinco temáticas que reúnem secretários de diversas pastas. No primeiro momento, a Secretaria de Administração, juntamente com o Gabinete, apresentara o balanço de contas da Prefeitura no ano que passou. Entre os dados apresentados, destacou-se a contingência de gastos e o saldo positivo das contas públicas.

Em seguida, a Secretaria de Turismo, Comércio e Desenvolvimento Econômico, juntamente da Superintendência da Fundação Cultural, apresentaram dados de impacto socioeconômico na economia criativa e no trade turístico, que apresentaram crescimento relevante nos últimos meses. De acordo com os responsáveis das pastas, parte destes movimentos são fruto de conversas com os coletivos e a aproximação com o mercado.

O Parque Municipal Vereador Érico Vicentini também foi pauta da coletiva. Nela, o prefeito Valmir Zirke reforça o potencial do terreno para o desenvolvimento e o lazer no município, que beneficia toda a comunidade. Além disto, destacaram-se os próximos passos que a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura, ao lado da Secretaria de Obras, elencaram como prioridades para o espaço.

Na sequência, o andamento das obras de reformas e construções na Rede Pública Municipal de Ensino, com os principais tópicos comentados pelo Secretário de Educação e a Secretaria de Planejamento. Além disto, o impacto das novas Diretrizes Curriculares no município reforçara os estudos e a atualização no ensino guabirubense.

Um último bloco aborda as obras em sequência no município, com uma listagem atualizada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura:

• Rua Guabiruba Sul: reurbanização, pavimentação e drenagem concluídas.
  • Rua Planície Alta: pavimentação em lajotas e calçadas finalizada, pavimentação asfáltica em andamento.
  • Rua São Pedro: reurbanização, pavimentação e drenagem em andamento.
  • Rotatória no Guabiruba Sul: pavimentação, drenagem e sinalização em andamento.
  • Rua Vereador Wilson Antônio Gums: pavimentação em lajotas finalizada.
  • Pavimentações comunitárias: obras concluídas em 11 ruas.
  • Nova Policlínica: construção finalizada.
  • Reforma do CRAS: reforma e ampliação em andamento.
  • Quadra esportiva escola Paulo Schmidt: construção finalizada.
  • Reforma e ampliação Escola Pe. Germano Brandt: finalizada.
  • Ampliação da creche São Pedro: concluída.
  • Construção da nova escola no bairro Lageado Baixo: em andamento.
  • Ampliação escola Anna Othília Schlindwein: em andamento.
  • Melhorias na segurança física de escolas (cercamentos): obras em andamento.
  • Projeto da nova creche no Centro: elaboração do projeto em andamento.
  • Cercamento do Parque Municipal: construção em andamento.
  • Portal São Pedro: construção em andamento.