Parque Municipal terá labirinto com mudas de árvores doadas pela cidade de Karlsdorf-Neuthard

15 de dezembro de 2023

Meio Ambiente Planejamento Urbano e Infraestrutura

Aproximadamente mil mudas serão adquiridas para projeto temático e embelezamento da área

Ao completar 60 anos de emancipação político-administrativa no ano de 2022, a comitiva alemã representante da cidade coirmã de Guabiruba, Karlsdorf-Neuthard, pretendia dar um presente ao município, de modo a simbolizar os laços entre as comunidades e um marco para as futuras gerações. Desta maneira, por intermédio do prefeito Sven Weigt, Guabiruba recebeu em valor o equivalente a mil mudas de árvores para plantio no Parque Municipal Érico Vicentini.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, já foram adquiridas e plantadas 150 árvores de ipê amarelo em redor do Parque, contornando o cerceamento instalado, de modo a embelezar a paisagem. Contudo, recentemente a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura apresentou um projeto para uso das demais plantas no formato de um curioso labirinto, que comunicará a história e cultura da cidade aos visitantes.

De acordo com Ariana Pühler, Diretora de Projetos da Secretaria de Planejamento, “O trajeto do labirinto é repleto de conhecimentos e curiosidades da cidade, com plaquinhas educativas no caminho e, na parte central, uma estátua do Pelznickel, da qual oferece a oportunidade para que visitantes possam ter mais alguma vivência com o personagem durante todo o ano”. Seu tamanho terá em torno de 50 metros de diâmetro e área total de mais de 2 mil metros quadrados, e o início do projeto está previsto para o primeiro semestre de 2024.

O aspecto cultural do projeto enriquece ainda mais a proposta, possuindo 11 pontos de informações escritas e curiosidades que o visitante encontrará durante o percurso, traduzidas em três idiomas (português, inglês e alemão). A ideia abrange o conhecimento em relação a cidade ao mesmo tempo em que poderá se divertir em desvendar o caminho até o centro.

Para o Prefeito Valmir Zirke, é um projeto importante no ponto de vista cultural, pois “ressalta o compromisso em manter os laços entre as cidades, suas histórias e também mostra um pouco mais sobre nossa cultura para o visitante”. Zirke ainda reforça que este é “um presente para cada cidadão e cada visitante que vem conhecer Guabiruba. “