Câmara Municipal receberá última audiência do Plano Diretor

7 de março de 2019

Entre setembro e outubro do ano passado, Guabiruba passou por várias audiências para revisão do Plano Diretor do município. Elas aconteceram em distintos bairros e serviram para discutir e apresentar alterações em relação ao plano. O resultado de todas essas ações será enfim conhecido em uma última reunião, no dia 14 deste mês, às 15h na Câmara Municipal.  No encontro, haverá a apresentação da versão final do Plano, que será encaminhado para aprovação à assembleia legislativa da cidade.

O secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura William Inácio Schlindwein avalia positivamente todo processo de revisão do plano e destaca sobretudo a participação popular. “Tivemos bastante aceitação de opiniões da comunidade. Essa participação é vantajosa para a gente pois trocamos bastante ideias”, aponta. Schlindwein ressalta que todas as sugestões foram ouvidas e as alterações visaram sempre seguir a legislação vigente, passando por análise do setor jurídico da Prefeitura antes de chegar à Câmara.

Entre as principais mudanças na proposta estão alterações em zoneamentos, quantidade de andares por construção, vagas de estacionamento e questões de acessibilidades em relação à ruas.

O Plano Diretor é definido pela Constituição Federal de 1988 como ‘’instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana” e tem como objetivo promover a interação entre aspectos físicos territoriais e objetos sociais, econômicos e ambientais que o município deseja para a cidade, visando distribuir os riscos e benefícios da urbanização, impulsionando um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Além disso, almeja oferecer qualidade de vida, crescimento equilibrado, definindo as prioridades do município, as destinações e uso de seu território.