UBS do Imigrante e seu acesso serão inaugurados no dia 5

28 de agosto de 2015

A nova Unidade Básica de Saúde do Imigrante será inaugurada no dia 5 de setembro, às 10h, juntamente com a pavimentação da rua Arthur Baumgartner, via que dá acesso ao local. O espaço irá beneficiar cerca de quatro mil pessoas das 1.200 famílias atendidas e residentes nos bairros Centro, Imigrante e Guabiruba Sul. A melhoria na infraestrutura e a ampliação na oferta de serviços estão entre os benefícios que a nova unidade irá proporcionar. No pátio também será instalada uma Academia para Todas as Idades – ATI.

Atualmente, os pacientes da região são atendidos em uma casa alugada. Com a mudança será implantado o atendimento odontológico e uma sala de vacina, além disso, o local abrigará o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que hoje fica na Policlínica. As novas instalações irão beneficiar, além da população, os próprios servidores do local. A equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e uma zeladora.

Conforme o prefeito Matias Kohler, o espaço se transformará em um complexo público. “Iniciamos esse projeto em 2013 com a aquisição do terreno, já vislumbrando a necessidade dessa unidade básica de saúde, de uma creche, além de outras demandas públicas que se tornarão realidade no local. A Unidade Básica foi uma obra necessária, de qualidade e que nos deixa orgulhosos enquanto administração municipal”, afirma.

O posto ocupa pouco mais de 300 m² de área do terreno de 17.338,50 m² adquirido pela Prefeitura em 2013 por R$ 1,5 milhão. O terreno abrigará ainda uma creche, pista de skate e outros projetos que estão sendo trabalhados pela administração municipal.

A unidade custou aos cofres públicos cerca de R$ 750 mil, sendo R$ 408 mil o investimento do Governo Federal e cerca de R$330 mil a contrapartida da administração municipal. Já a rua Arthur Baumgartner e o pátio do posto foi construído com recursos próprios da prefeitura e somam aproximadamente R$ 130 mil.

Unidades ampliadas e reformadas

A administração municipal investiu em duas reformas em unidades básicas de saúde: Lageado Baixo e São Pedro. Na UBS do Lageado Baixo foi trocado o piso, instalados novos revestimentos e realizada nova pintura. Ainda foi trocada a parte elétrica e ampliada a área externa, entre outras adequações que somaram aproximadamente R$ 50 mil.

Já a UBS São Pedro foi ampliada com mais um banheiro adaptado para deficiente físico, uma sala de reunião, uma sala de espera e outra para procedimentos de enfermagem. O local atende cerca de cinco mil pessoas e realiza em média 25 consultas por dia, com uma equipe formada por um médico, uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem e sete agentes de saúde. O investimento foi de aproximadamente R$ 80 mil.