Exposição, Feira, Gaiteiros e Banda do Barril no sábado de Integração

7 de junho de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Geral do Procon Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Agricultura Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura

Cerca de 40 gaiteiros subiram no palco da 3ª Festa da Integração no sábado, 6, e embalaram o público que visitou o Pavilhão São Cristóvão, bairro Aymoré, em Guabiruba. A abertura do Encontro de Gaiteiros ocorreu por volta do meio-dia quando todos os músicos apresentaram as canções Cana Verde e Moreninha Linda. Entre eles, Giovana Laiz Baumgartner, de 8 anos, que está aprendendo a habilidade do pai Claudino. “É a primeira vez que me apresento”, conta ela que convive na sua casa com oito gaitas de seu pai.

Apesar de ser resgatada pela Integração, o Encontro de Gaiteiros chega em 2015 a sua oitava edição. Um dos idealizadores, João Antônio Covastky, relata que o encontro surgiu em 2003 quando ele e o amigo Alcides Seubert faziam um curso com o gaiteiro de Guabiruba Egon Schweigert. “A gente viu que poderia fazer um encontro de gaiteiros e fizemos até a quinta festa na Chácara do Alcides Seubert. Depois paramos, pois a estrutura não aguentava mais. Há três anos retornamos com a Festa da Integração”, diz Covastky, destacando que os recursos arrecadados eram destinados ao Hospital da cidade e à APAE.

Os gaiteiros embalaram o público, que veio de diversas cidades da região. Moradora de Itapema, Ralime Meri, 59 anos, conheceu a Festa e Guabiruba no sábado. “Não conhecia a cidade e achei bem legal. A festa também está bem interessante. Passei pela Feira, pela exposição. Muito bonito”, falou.

A Banda do Barril, de Blumenau, foi quem ditou o ritmo da noite de sábado, quando foi registrada a maior participação do público até aquele momento. Apresentações culturais gaúchas e nordestinas  também estiveram entre as atrações de sábado.

A Prefeitura de Guabiruba e a Polícia Militar reforçam a mudança para mão única das ruas Gruenerwinkel e Prefeito Carlos Boos (a partir do entroncamento com a rua Alberto Reichert). A organização aguarda um bom público no encerramento da festa, com o show nacional da Anitta.

leia também