Mais 150 vagas na rede municipal de ensino guabirubense

27 de fevereiro de 2015

A Prefeitura de Guabiruba inaugurou na tarde de sexta-feira, 27, a ampliação da Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, localizada no bairro Guabiruba Sul, hoje o maior educandário do município, com 592 estudantes, 150 a mais do que os matriculados em 2014. O aumento na oferta de vagas foi resultado da construção de três novas salas de aula, entregues à comunidade durante uma cerimônia realizada no pátio da escola com a presença de alunos, professores, autoridades e comunidade escolar. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 365 mil.

O evento teve a apresentação da música “Alegria” com a interação de 65 alunos e contou com pronunciamentos emocionantes, como o do filho de Anna Othlília, que comparou o pequeno espaço que abrigava 15 alunos quando sua mãe lecionava com o de agora, com mais de 500. “Eu nasci em 1934 e fiz aqui até o 3º ano. Quando eu vi a escolinha no desenho na parede onde eu estudei, fiquei emocionado, não parei de comparar aquele tempo com este, com esta escola”, disse.

Já as palavras da diretora do educandário, Luciana Voos Dalabeneta, fizeram referência ao local como projetor do futuro a ser construído pelas crianças. “À medida que o tempo passa, a evolução natural vai agregando crescimento pessoal, moral e intelectual. O mesmo ocorre com o espaço físico, que necessita de amplitude. E é com muita alegria que recebemos essa nova etapa de crescimento do espaço físico da unidade escolar, que vem de encontro as nossas necessidades”, declarou.

A secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, revelou que o bairro Guabiruba Sul é um dos que mais cresce em número de matrículas de alunos e destacou a alegria em entregar à comunidade escolar as novas salas. O prefeito, Matias Kohler, elencou as obras de infraestrutura que contemplaram a área de educação e disse que este é um ano de que muitos outros investimentos serão visíveis aos olhos dos guabirubenses.

Na área educacional, as melhorias na infraestrutura já contemplaram as escolas Paulo Schmidt, Pomerânia; Professor Arthur Wippel, Centro; Osvaldo Ludovico Fuckner e Tia Olinda, ambas localizadas no bairro lageado baixo, Professor Carlos Maffezzolli, São Pedro, Padre Germano Brandt, Aymoré,  e em breve será inaugurada a ampliação da Escola de Educação Infantil São Pedro.

Autoridades presentes no evento

Prefeito Matias Kohler, vice-prefeito, Valmir Zirke, presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, Felipe Eilert dos Santos, secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, diretora da escola, Luciana Voos Dalabeneta, presidente da Associação de Pais e Professores – APP, Airton Schlesser, filho da professora Anna Othília, Níver Nilton Schlindwein, pároco de Guabiruba, Silvano João da Costa e vereadores Waldemiro Dalbosco, Luciano Schlindwein, Cristiano Kormann, Valdeci Gomes Ferreira e Haliton Kormann.