IPTU 2024 de Guabiruba está disponível para emissão on-line

15 de janeiro de 2024

Prestação de Contas aos Municípios

Interessados deverão acessar o link no portal da prefeitura

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 de Guabiruba já estão disponíveis para pagamento. O contribuinte deve imprimir a guia no site https://abre.ai/iptu2024 no banner à esquerda com os dizeres “Emissão de Guias IPTU”.

De acordo com o fiscal de tributos da Prefeitura de Guabiruba, Evandro Harasimow, o valor reajustado é de 4,51 % com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que nos últimos 12 meses atingiu o percentual apresentado. Conforme estimado, a arrecadação em 2024 deverá ser em torno de R$ 3,2 milhões. O IPTU dos anos anteriores deverá ser retirado no setor de Tributação na Prefeitura de Guabiruba.

Descontos

Os prazos para os pagamentos deste ano ficaram definidos em:

Até 15 de março:

Pagamento em cota única com 20% de desconto

Até 15 de abril:

Pagamento em cota única com 10% de desconto

Até 15 de maio:

Pagamento em cota única sem acréscimo e sem desconto

Parcelamento

Quem optar pelo parcelamento, pode fazê-lo em até cinco vezes a partir do dia 15 de março, com parcela mínima de R$ 50.

Isenção

Conforme nova redação do artigo 181 de Código Tributário Municipal alterada pela Lei Complementar nº 1823/2022, as solicitações de isenção deverão ser solicitadas até o trigésimo dia do mês de novembro do ano anterior ao exercício de lançamento do imposto, com início da aplicação da metodologia para as solicitações de isenção do ano de 2024. Caso o contribuinte não tenha aberto o protocolo dentro do período acima informado, ainda poderá abri-lo até o vencimento da terceira cota única, ficando condicionado ao pagamento de penalidade no valor de 8 (oito) UMF (Unidade Fiscal Municipal)

Mais informações podem ser esclarecidas com o setor de Tributação pelo telefone 47 3308-3100 ou presencialmente. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no térreo da prefeitura.