Guabiruba Participa do Concurso de Certificação Selo na Gestão de Resíduos da Cidade

6 de março de 2024

Iniciativa é promovida pelo CIMVI

A cidade de Guabiruba está comprometida em fortalecer sua gestão de resíduos e conscientização ambiental ao participar do concurso de certificação do selo na gestão de resíduos sólidos, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Esta iniciativa visa reconhecer e premiar os municípios que se destacam na implementação de práticas sustentáveis de gestão de resíduos.

Como parte desse compromisso, Guabiruba está intensificando seus esforços na coleta seletiva e na adoção de práticas de descarte responsável, visando não apenas a preservação do meio ambiente, mas também a promoção da economia circular e a redução dos impactos negativos dos resíduos no ecossistema local.

Coleta Seletiva em Guabiruba: Contribuindo para um Futuro Sustentável

Guabiruba está empenhada em facilitar o descarte responsável de diversos tipos de resíduos de logística reversa, incluindo lâmpadas queimadas, pilhas, baterias móveis grandes e outros itens volumosos. Através de parcerias estratégicas e iniciativas locais, a cidade tem implementado soluções eficazes para lidar com esses materiais de forma ambientalmente consciente.

• Descarte de Lâmpadas, Pilhas e Baterias: Em parceria com o Termo "Penso, Logo destino" (PLD) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio de Logística Reserva, a Prefeitura de Guabiruba irá coletar lâmpadas queimadas,pilhas e baterias na própria sede da prefeitura. Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.
  • Descarte de Pneus: Os pneus que precisarem ser descartados pelos guabirubenses podem ser entregues na Borracharia Monegat, mecânica locazliada no bairro Imigrantes que tem parceria com a prefeitura municipal e realiza a coleta. Os pneus serão recolhidos, mas devem estar devidamente limpos para a mesma.
  • Estação de Transbordo: Localizada na rua Independência, no Centro de Guabiruba, a Estação de Transbordo é o local temporário para o resíduo convencional e reciclável em Guabiruba, antes de ser enviado para o destino correto no Parque Girassol. No local podem ser descartados itens maiores, como armários, sofás, camas, colchões, entre outros.
  • Eletroeletrônicos: O descarte de eletroeletrônicos de pequeno ou grande porte devem ser realizados na sede da Secretaria de Obras da prefeitura, localizada na R. Paulo Kormann, 131
  • Parque Girassol: O Parque Girassol é uma unidade de educação ambiental e valorização de resíduos localizado em Timbó, realizado através do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Além de ser um local de educação ambiental, o Parque Girassol também desempenha um papel crucial na gestão de resíduos sólidos urbanos da região.

Essas iniciativas refletem o compromisso de Guabiruba em promover a conscientização ambiental e adotar práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente e garantir um futuro mais verde e sustentável para as gerações futuras.

Horários da Coleta Seletiva em Guabiruba:

Recolhimento do Resíduo Comum:

Nas segundas-feiras, quartas e sextas:

Manhã (início às 5h): Lageado Baixo, Lageado Alto, Planície Alta e Guabiruba Sul (até a rua José Dirschnabel).

Tarde (início às 13h): São Pedro, Alsácia, Lorena e Holsetin.

Nas terças, quintas e sábados:

Manhã (início às 5h): Centro, Imigrantes, Dez de Junho (até a rotatória) e Guabiruba Sul (da rua José Dirschnabel até o Imigrantes).

Tarde (início às 13h): Aymoré e Pomerânia.

Recolhimento do Resíduo Reciclável:

Nas segundas-feiras:

Manhã (início às 5h): Centro e Imigrantes, Dez de Junho (até a rotatória da Pomerânia) e Rua Guabirupé (até o Imigrantes).

Tarde (início às 13h): Aymoré e Pomerânia.

Nas terças:

Manhã (início às 5h): Lageado Baixo, Lageado Alto, Planície Alta, Guabiruba Sul (da rua José Dirschnabel até o Imigrantes).

Tarde (início às 13h): São Pedro (Geral, Alsácia, Lorena e Holstein).

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, solicitamos que entrem em contato com Alôncio Schirmer, responsável pela coleta de lixo em Guabiruba, por meio do telefone/WhatsApp: 47 9152-4310.