Cesário Regis realiza trabalho sobre diversidade entre a comunidade escolar

29 de setembro de 2023

educação Escola Reunida Municipal Cesário Régis

Projeto contou com participação de professores do AEE

A Escola Reunida Municipal Cesário Régis, celebrou recentemente um projeto que destacou a diversidade entre seus alunos. Com o tema "Nossa Escola, Um Jardim de Diversidade", o projeto envolveu toda a comunidade escolar em uma iniciativa de inclusão e diversidade.

Sob a coordenação da Professora Araci Helena Soares Wilbert, o projeto foi realizado de 18 a 21 de agosto de 2023, com atividades que envolveram alunos, professores e funcionários da escola. O objetivo principal era criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde cada aluno se sentisse valorizado e respeitado, independentemente de suas diferenças.

O projeto começou com a leitura da história "Bom Dia, Todas as Cores" para todas as turmas, seguida de atividades descritivas e dinâmicas adequadas para todas as idades. Cada turma teve a liberdade de escolher e representar uma flor ou inseto, simbolizando os diversos talentos, habilidades e personalidades que cada aluno traz para o jardim escolar.

O resultado do projeto foi um painel colaborativo, criado pelos alunos da Escola Cesário Régis, que agora destaca as paredes da escola, representando o compromisso da comunidade escolar com a diversidade e a inclusão.

A professora Araci pontua que a atividade foi enquicedora, “A atividade permitiu que cada aluno demonstrasse suas capacidades e personalidades únicas. As crianças participantes tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades individuais, ao mesmo tempo em que celebraram a diversidade por meio dos projetos desenvolvidos,” pontua a professora.

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Além disso, como parte da celebração da "Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência", que ocorreu entre os dias 21 e 27 de setembro, o projeto expandiu-se para outras escolas em Guabiruba. Três escolas participaram do projeto: Escola de Educação Infantil Tia Olinda, Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner e a Escola Reunida Municipal Cesário Régis.

O destaque foi o evento realizado em 25 de setembro na EEI Tia Olinda, com foco nas turmas de Maternal II e III. As atividades incluíram um painel coletivo, onde os alunos trabalharam com tinta e texturas para criar uma obra de arte única, promovendo a compreensão da importância da diversidade e inclusão.

O projeto teve uma atividade coordenada pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), intitulada "Construindo Pontes Inclusivas: Compartilhando Saberes No Atendimento Educacional Especializado". Esta iniciativa demonstra a colaboração entre educadores especializados, promovendo uma educação mais inclusiva e acolhedora para crianças com necessidades especiais.

A Prefeitura de Guairuba parabeniza aos servidores e gestores, pelos belos e importantes projetos que vêm desempenhando frente à Educação do município.