Assistência Social realiza evento sobre competências emocionais para adolescentes

28 de novembro de 2023

Assistência Social, Habitação e Emprego

Palestras aconteceram na Câmara de Vereadores e contaram com estudantes da rede municipal de ensino

No período de 13 a 20 de novembro, o município sediou um evento especial destinado aos adolescentes dos nonos anos da rede pública municipal de ensino, proporcionando uma experiência sobre competências emocionais e medidas socioeducativas. O evento contou com uma palestra proferida por Guilherme Cechelero, renomado educador, cientista social e especialista na área da criança e adolescente.

A palestra, realizada na Câmara de Vereadores, atraiu a atenção dos adolescentes, que demonstraram curiosidade pelo conteúdo da palestra. Guilherme Cechelero compartilhou informações sobre competências emocionais, fornecendo esclarecimentos essenciais sobre medidas socioeducativas, abrindo espaço para reflexões e aprendizados na fase da adolescência.

A Coordenadora das Medidas Socioeducativas, Eliza Stedile Ebel, expressou sua satisfação ao observar o impacto positivo no público-alvo. "Foi um momento único para eles, percebia-se nos olhos dos adolescentes a curiosidade e o interesse pelas palavras do palestrante”, afirma. A coordenadora também ressalta que o evento proporcionou uma oportunidade única para os jovens, que aproveitaram para se aproximar e esclarecer dúvidas diretamente com Guilherme a respeito do tema.

A ação está incluída na agenda da coordenadoria de Medidas Socioeducativas, setor que integra a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, e realiza o trabalho em conjunto com uma gama de entidades e instituições para o acolhimento e prestação de serviços de modo a reestabelecer a socialização de adolescentes. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – LF 8.069/90), as medidas socioeducativas são aplicáveis ao adolescente que pratica ato infracional – como um crime ou conduta relacionada – e é aplicada após processo legal.

"Agradeço a parceria de toda a rede que de alguma forma contribuiu para que esse evento acontecesse. Foi um trabalho muito bem-vindo e gratificante. Tenho certeza de que a maioria dos nossos adolescentes gostou e tirou algo valioso da palestra para suas vidas", completa Eliza.

Para mais informações sobre as Medidas Socioeducativas entre em contato com a Secretaria de Assistência Social no telefone 47 3308 – 3105.

leia também