Alunos recebem premiação da etapa final do concurso “Traços do meu Vale”

5 de dezembro de 2023

Secretaria de Educação (SEME) Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico

Iniciativa do CIMVI, juntamente com Turismo e Educação, promoveu ações de sensibilização turística em escolas do Vale Europeu

Na tarde desta segunda-feira, dia 04, os alunos da E.E.B. Osvaldo Ludovico Fuckner, E.E.B. Professora Anna Othília Schlindwein e E.E.B. Professor Arthur Wippel receberam suas medalhas do CIMVI, como finalistas e vencedores da etapa do concurso Traços do Meu Vale. A premiação estava prevista anteriormente para acontecer no dia 17 de novembro, na sede do CIMVI em Timbó-SC, mas por conta das fortes chuvas na região, acabou por ser transferido a cada município.

A iniciativa provém do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí em parceria com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Educação. O concurso de desenhos teve início em setembro, onde, os alunos dos quartos anos fizeram um tour guiado nos atrativos Pelznickelplatz e Mini Cidade, Mirante Nonno Vicente Stedile, Memorial Ítalo-Guabirubense Sacristão Francesco Celva e Capela Imaculada Conceição.

Os alunos vencedores no ano de 2022 receberam um exemplar do livro “As Cartas Mágicas: Um Vale Encantado” contendo as criações dos contemplados. Em Guabiruba, o pódio reconheceu os alunos Flávia Carolina Eler de Oliveira e Igor Dylan Villar Jara da E.E.B. Prof. Arthur Wippel; e Manoela Westab, da E.E.B. Prof. Anna Othília Schlindwein.

Ao todo, 315 alunos dos quartos anos da rede municipal participaram da edição neste ano, onde a avaliação dos desenhos seguiu a etapa escolar, e uma comissão interna escolheu os três melhores trabalhos de cada escola.

Em seguida, na etapa municipal, 33 desenhos foram avaliados pela comissão avaliadora, formada pela Secretaria de Turismo, resultando em três alunos selecionados, sendo eles: Andrey Gabriel Soares Demétrio e Erika Heloiza Paz da E.E.B. Osvaldo Ludovico Fuckner; e Antônia Becher, da E.E.B. Prof. Anna Othília Schlindwein.

Para a Secretária de Turismo, Letícia Fischer, “É uma satisfação imensa observar os estudantes se familiarizando com os pontos turísticos de Guabiruba, expressando-os através de seus desenhos e, assim, contribuindo para promover os atrativos da região. Como Secretária de Turismo, me alegra bastante ver a participação e empenho de todos os alunos e professores.”

Raquel Boos, Coordenadora dos Anos Inicias da Secretaria de Educação, parabeniza “o empenho dos professores que aplicaram o projeto em sala de aula e a guia turística Bianca, que acompanhou os passeios” e destaca que “todos são vencedores pela participação e pelo aprendizado em conhecer, cuidar e divulgar as atrações da nossa cidade, afinal, todos foram vitoriosos no município”.