Alunos de medicina realizam projetos em Unidades Básicas de Saúde de Guabiruba

22 de novembro de 2023

Secretaria de Saúde Unidade Básica de Saúde Aymoré Unidade Básica de Saúde Guabiruba Sul

Acadêmicos são incentivados a buscar formas de inovar no atendimento e comunicar hábitos saudáveis aos pacientes.

Durante o semestre, os estudantes da 5ªa fase do curso de medicina da Unifebe, que participam de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram encorajados a se envolver ativamente nos serviços de saúde locais, especificamente nas unidades do Aymoré e Guabiruba Sul, para identificar demandas e criar projetos de intervenção que visam a solução de desafios na saúde pública.

Sob a coordenação da médica Sarah Moser, a turma teve sua atenção voltada ao excesso de consultas relacionadas a dores lombares agudas e crônicas. Após uma pesquisa aprofundada e estudos sobre o tema, descobriram que até 85% desses casos estão associados à fraqueza muscular e à falta de alongamentos, e que poderiam ser prevenidos.

Os alunos então se dedicaram a buscar maneiras de incentivar os pacientes a adotarem tratamentos não medicamentosos, como exercícios e alongamentos em casa. Assim, os acadêmicos criaram não apenas um panfleto informativo e fácil de compartilhar, mas também aderiram um código QR que, quando escaneado, direciona para vídeos explicativos sobre o modo correto de fazer os alongamentos e demonstrando os movimentos recomendados.

Para Ryan Bossa, estudante que auxilia no projeto, a iniciativa é de grande importância e muita eficiência. “A produção da cartilha envolveu uma abordagem multidisciplinar, com revisão científica, colaboração de profissionais de saúde e adaptação a demanda dos pacientes [...], promovendo o bem-estar e uma melhor qualidade de vida na comunidade atendida" afirma o estudante.

A Secretária de Saúde, Amanda Kormann, elogia a proatividade dos estudantes e enfatiza a importância da presença deles nas Unidades Básicas de Saúde. “A integração dos estudantes com a equipe de ESF e com a comunidade tem sido muito positiva, traz um serviço mais efetivo e de melhor qualidade”, ressalta, e afirma que tais atendimentos “proporcionam a criação de projetos como esse, que ajuda a absorver a demanda e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”

Este projeto destaca o comprometimento dos alunos com a melhoria da saúde local, mas também ressalta a importância da inovação e colaboração na busca por soluções cada vez mais eficazes em parceria com o sistema de saúde pública. Confira abaixo o material desenvolvido pelos alunos.