11ª Festa Italiana de Guabiruba traz dois dias de celebração da cultura italiana

5 de março de 2024

Fundação Cultural Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico

Festa acontece no bairro Lageado Alto

A comunidade de Guabiruba se prepara para receber a 11ª edição da Festa Italiana, que promete ser um verdadeiro mergulho na rica cultura italiana. O evento promovido pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba acontecerá nos dias 9 e 10 de março, no Salão Santo Antônio, localizado no bairro Lageado Alto. A abertura oficial está marcada para as 10h30 do dia 9 de março, prometendo um fim de semana repleto de atividades para toda a família.

Assim como na edição passada, este ano a festa se estende por dois dias, proporcionando ainda mais oportunidades para os visitantes mergulharem nas tradições italianas. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural, promete ser uma celebração marcante.

O coordenador da ACIG Amilton Stedile convida a todos guabirubenses para a grande celebração “É com muita alegria que a Associação Cultural Italiana de Guabiruba convida cada um de vocês para participarem da nossa 11ª Festa Italiana, que será realizada no próximo final de semana, nos dias 09 e 10 de março, no Mirante Santo Antônio, localizado no bairro Lageado Alto. Serão dois dias de festa com estacionamento e entrada gratuita para todos! Teremos uma programação repleta de atividades culturais, incluindo a tradicional Pisa da Uva, o encantador Carnaval de Veneza, apresentações de corais, danças folclóricas, brincadeiras típicas, passeio de carros antigos e muito mais! Esta é a festa italiana mais cultural do Vale Europeu, e tenho certeza de que será uma experiência única para todos os presentes. E não podemos esquecer da gastronomia! Teremos pratos típicos italianos, muita massa, pizza e, é claro, tudo isso regado a muito chope e vinho! Venham todos fazer parte dessa festa da família!”, reforça o coordenador.

A programação inclui uma série de atividades culturais, gastronômicas e de entretenimento que garantem a diversão de todos os presentes. No sábado, a festa começa com a apresentação do Grupo de Canto Bambini D' Italia, seguido por um almoço típico italiano e competições tradicionais, como o Jogo da Mora. A música ao vivo com Valmir Bertorti promete embalar o público, que ainda poderá desfrutar de uma série de outras atrações ao longo do dia, incluindo a emocionante Pisa da Uva com a presença da Realeza da 9ª Festa da Integração.

Já no domingo, o evento começa com o encontro de carros antigos "Clássicos Della Montagna", seguido pela missa com Coral do Circolo Trentino di Brusque e mais um delicioso almoço típico italiano. O dia promete ainda apresentações de danças folclóricas, shows musicais e a aguardada Pisa da Uva com a presença da Realeza da Fenarreco.

“Este ano, a festa conta com uma infraestrutura ainda maior, com parque para as crianças, feira de artesanato, shows e celebrações religiosas. Além disso, você terá a oportunidade de se encantar com a natureza deslumbrante do local. Então, anotem na agenda: próximo sábado e domingo, o lugar de encontrar amigos e celebrar a cultura italiana é na 11ª Festa Italiana de Guabiruba. Venite tutti a questa bellissima festa! Venham todos a esta bonita festa! Contamos com a presença de cada um de vocês para tornar esse evento ainda mais especial. Grazie!", reiteira Amilton, coordenador da ACIG

Além das atrações culturais, a Festa Italiana de Guabiruba oferece uma ampla variedade de pratos típicos italianos para os visitantes saborearem. Desde macarrões com molhos, risotos, pastéis, pizzas até polenta frita com queijo, há opções para todos os gostos. Para acompanhar, os visitantes podem escolher entre vinhos, chope de vinho, pilsen e outras bebidas tradicionais.

A venda do almoço típico é antecipada, e para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Associação Cultural Italiana de Guabiruba pelo telefone (47) 991704240.

Com uma programação diversificada e repleta de atividades para toda a família, a 11ª Festa Italiana de Guabiruba promete ser um evento inesquecível, celebrando as tradições e a rica herança cultural italiana. Venha fazer parte desta festa e viva momentos de alegria, música e gastronomia em meio a um ambiente festivo e acolhedor.

Para mais informações, acesse as redes oficiais da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG) ou entre em contato com o Amilton pelo telefone 47 9 9971-2699

PROGRAMAÇÃO DA FESTA:

09/03/2024 - Sábado

10h30 - Abertura da Festa
10h45 - Chegada do Nono e da Nona
11h00 - Apresentação do Grupo de Canto Bambini D' Italia
11h30 - Início Almoço Típico
11h30 - Jogo da Mora
11h45 - Competições Típicas
12h15 - Show com Valmir Bertorti
13h15 - Apresentação de grupo de dança
13h45 - Show com Valmir Bertort