IPTU 2024 de Guabiruba: Primeiro Bloco de Pagamento com Desconto se encerra em 15 de Março

16 de fevereiro de 2024

Sem Categoria

Os contribuintes de Guabiruba são lembrados de que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 está em aberto para pagamento. O primeiro bloco de pagamento com desconto encerra-se em 15 de março de 2024.

Para efetuar o pagamento, os interessados devem acessar o portal da prefeitura através do link https://abre.ai/iptu2024 e imprimir a guia no banner identificado como "Emissão de Guias IPTU".

O valor do IPTU foi reajustado em 4,51%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses. Estima-se que a arrecadação em 2024 será em torno de R$ 3,2 milhões. Os IPTUs dos anos anteriores podem ser retirados no setor de Tributação da Prefeitura de Guabiruba.

*Atualizações:*
Dos 13.146 carnês previstos para o IPTU 2024, 7.439 já foram emitidos pela prefeitura, representando 56,67% da quantidade total. Além disso, observa-se que até o momento, 1.756 carnês já foram pagos em cota única.

*Descontos e Prazos de Pagamento:*

*Até 15 de março:*

Pagamento em cota única com 20% de desconto.

*Até 15 de abril:*

Pagamento em cota única com 10% de desconto.

*Até 15 de maio: *

Pagamento em cota única sem acréscimo e sem desconto.

*Parcelamento:*

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento podem fazê-lo em até cinco vezes a partir do dia 15 de março, com parcela mínima de R$ 50.

*Isenção:*

De acordo com a nova redação do artigo 181 do Código Tributário Municipal, alterada pela Lei Complementar nº 1823/2022, as solicitações de isenção devem ser feitas até o trigésimo dia do mês de novembro do ano anterior ao exercício de lançamento do imposto. Para o exercício de 2024, os contribuintes devem observar essa data. Caso a solicitação não seja feita dentro do prazo mencionado, ainda é possível fazê-la até o vencimento da terceira cota única, sujeita ao pagamento de penalidade no valor de 8 (oito) Unidades Fiscais Municipais (UFM).

*Impressão Presencial*

Visando atender às necessidades dos contribuintes que encontrarem dificuldades com a impressão online das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024, o Setor de Tributação estará oferecendo atendimento para impressão presencial durante o horário de funcionamento da Prefeitura, com atendimento feito por ordem de chegada.

Para mais informações, os contribuintes podem contatar o setor de Tributação pelo telefone 47 3308-3100 ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no térreo da prefeitura.