Semana da Pessoa com Deficiência promove conscientização e inclusão nas escolas de Guabiruba

2 de outubro de 2023

educação

Conheça uma das iniciativas dos professores do AEE

Instituída pela Lei Municipal Nº 1572/2016, a Semana da Pessoa com Deficiência, celebrada entre os dias 21 e 27 de setembro, teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade e combater todas as formas de discriminação. Durante a semana, entre os dias 25 e 29 de setembro, uma série de ações de conscientização e inclusão foram promovidas nas escolas do município, realizadas pela equipe de profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Equipe Multidisciplinar da Educação.

Uma das iniciativas realizadas foi a troca de experiências entre as professoras de AEE, que tiveram a oportunidade de conhecer diferentes contextos e realidades escolares. Durante essas visitas, foram compartilhadas vivências e práticas pedagógicas inclusivas, proporcionando um enriquecedor aprendizado para todos os envolvidos. A professora Marilde Staack demonstrou sua gratidão, afirmando: "Para mim foi uma experiência incrível. Essa troca, parceria, conhecer outra escola, outra realidade e outras crianças só acrescentou. Foi realmente um aprendizado”, afirma.

Além disso, o estudante Miguel Tamazia Pereira e a Professora Jéssica Hoffmann do AEE compartilharam um projeto na feira de matemática, intitulado "Um mosquito, muitos problemas". O projeto tinha como objetivo conscientizar os estudantes sobre a prevenção da dengue, fornecendo informações sobre a transmissão da doença, seus sintomas e como combater o mosquito transmissor, o "Aedes Aegypti". A professora Jéssica comentou sobre a experiência: "Foi gratificante poder levar e mostrar este trabalho a outras escolas como meio de conscientização e ensinamento aos nossos alunos. Eles adoraram, foi uma experiência enriquecedora e já estão se preparando para participar no próximo ano”, ressalta.

A Equipe Multidisciplinar, composta por fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga, também desempenhou atividades na semana, compartilhando informações sobre as diferenças e transmitindo a mensagem "Tudo bem ser diferente". A psicóloga Eliane Krieger destacou a importância do trabalho realizado. "A equipe multidisciplinar procurou promover uma sensibilização para a inclusão a partir da temática da diversidade e da percepção de que a diferença é parte do nosso dia a dia. Foi gratificante falar abertamente com as crianças sobre como somos diferentes uns dos outros e o quanto isso enriquece o nosso olhar."

A Prefeitura de Guairuba parabeniza aos servidores e gestores, pelos belos e importantes projetos que vêm desempenhando frente à Educação do município.