Notícias
Roda de Conversa reúne cerca de 40 Conselheiros Tutelares em Guabiruba
30 de janeiro de 2024
Encontro é promovido pela Associação de Catarinenses de Conselheiros Tutelares e conta com a participação de municípios do Vale Europeu.
Na tarde desta terça-feira, o plenário da Câmara de Vereadores foi o palco para uma iniciativa promovida pela Associação de Catarinenses de Conselheiros Tutelares: uma Roda de Conversa que reuniu profissionais da região para discutir e compartilhar experiências sobre suas atuações. O evento é uma oportunidade de troca de conhecimentos e práticas entre os Conselheiros Tutelares dos municípios do Vale Europeu Catarinense, e desta vez foi sediado em Guabiruba.
Iniciado com uma palestra sobre autoconhecimento e a importância dele para a atuação dos Conselheiros, Roda de Conversa e sequência proporcionou um espaço para os participantes discutirem temas relevantes relacionados à sua atuação cotidiana. Entre os tópicos abordados, destaca-se a importância dos cuidados com a saúde mental, impactada nos atendimentos realizados.
A conselheira tutelar Vanderleia Suavi, envolvida organização do evento, destacou a relevância da iniciativa: “É sempre proveitoso a troca de experiências nestes espaços e ouvir um profissional diferente palestrar em cada edição, também buscando alternativas para os desafios enfrentados pelos conselheiros tutelares”
Fernanda Tribess, coordenadora regional da ACCT, agradeceu a oportunidade de estar presente na ação e “contribuir com as conversas que debatem políticas públicas para a criança e o adolescente na região”. Esta representatividade reafirma o compromisso dos Conselheiros Tutelares em trabalhar de forma colaborativa e dedicada para garantir um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças e adolescentes em cada município.
A Roda de Conversa entre os Conselheiros Tutelares da Associação de Municípios do Vale do Itajaí (AMVE) acontece mensalmente, e é promovida pela Associação de Catarinenses de Conselheiros Tutelares (ACCT). O evento se torna uma ocasião para fortalecer os laços entre os profissionais que desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos da criança e do adolescente em Santa Catarina.