Plantio de árvores celebra Parceria Climática entre Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard

9 de outubro de 2024

Fundação Cultural Meio Ambiente

Parceria com a cidade co-irmã dura desde 2010

Nos meses de setembro e outubro, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Reunida Municipal Ervin Schumacher, localizada no bairro Lageado Baixo, participaram de um importante projeto ambiental em colaboração com o município de Karlsdorf-Neuthard, da Alemanha. As atividades fizeram parte da "Parceria Municipal pelo Clima", que une as duas cidades em prol da conscientização ambiental e da preservação da natureza.

Com criatividade e imaginação, os estudantes guabirubenses criaram desenhos inspirados em palavras alemãs, reforçando a mensagem de união e sensibilização ambiental entre os países. Esses desenhos serão enviados à Alemanha, e as crianças alemãs também compartilharão suas criações com os alunos de Guabiruba, promovendo um intercâmbio cultural e ambiental.

“Essas atividades foram pensadas e desenvolvidas para integrarem um projeto não só simbólico, mas educacional. Buscamos manter as relações internacionais informando os alunos e instigando a curiosidade deles sobre a Parceria pelo Clima e sobre o país de origem daqueles que fundaram a colônia em que hoje está Guabiruba”, afirma Gabrieli Kohler, guabirubense integrante da equipe da Parceria, que mora em Karlsdorf-Neuthard.

O ponto alto do projeto foi o plantio de duas árvores nativas na área externa da escola, uma ação simbólica que busca incentivar a preservação do meio ambiente desde a infância. A parceria entre Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard, estabelecida em 2010, tem se fortalecido ao longo dos anos por meio de iniciativas como essa, que destacam a importância da sustentabilidade global.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Bruna Lyra Colombi, o projeto tem um impacto significativo para os jovens e a comunidade: “Foi uma ótima oportunidade para reforçar os laços entre Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard, que se mantêm firmes desde 2010. Além disso, as crianças são agentes multiplicadores de informação e, principalmente frente às ações antrópicas, a conservação ambiental deve estar em debate desde os anos iniciais, no sentido de despertar a responsabilidade de todos com o meio ambiente.”

O projeto buscou, de maneira prática e simbólica, sensibilizar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental, ao mesmo tempo em que reforçou a parceria entre Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard. Através de ações como o plantio de árvores, a iniciativa incentivou o engajamento dos alunos e da comunidade no cuidado com o meio ambiente, promovendo uma reflexão sobre responsabilidade ecológica e colaboração global.

leia também