PELZNICKEL – TURISMO

No entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, ele sai das matas onde reside e invade as ruas da Guabiruba para dar uma lição nas crianças que não se comportaram bem durante o ano, com o intuito de que reflitam e melhorem suas atitudes no ano seguinte.

Cobertos de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras e carregando correntes, chicotes ou varas.

Conta a lenda que ele surgiu pela necessidade de São Nicolau que é assim: nos tempos de Natal São Nicolau passava nas casas para entregar doces e benção, e tinha casas que as crianças eram muito rebeldes e não respeitavam os seus pais, e com isso ele teve a ideia de buscar os moribundos que viviam além dos muros da cidade para dar um susto e até mesmo dar uma surra em crianças que não respeitavam e deu muito certo diante disso São Nicolau sempre andou com eles, que com o passar dos anos foram criando formas mais assustadoras tendo o nome de Pelznickel.

Mas pode ser colocado que ele seria o irmão de papai noel que conhecemos muito hoje. Só que as transformações do pelznickel e papail noel foram grandes no passar do tempo. “Pelz – pelagem, pelos.” “Nickel – diminutivo de Nicolau.”

SOCIEDADE DO PELZNICKEL

A “Sociedade do Pelznickel” foi criada em Guabiruba em 2005 para preservar, cultivar e ativar esta cultura centenária trazida por nossos imigrantes Europeus.

Ela é formada por mais de 80 integrantes, que tem o prazer e a disponibilidade de realizar reuniões, eventos e desfiles. As reuniões mensais durante o ano são dedicadas para conversas, elaboração e trocas de idéias para os novos eventos, assim como para estudos mais aprimorados desta história.

Nos eventos já participamos de encontros de papais noéis em Santa Catarina e também em escolas divulgando a cultura. Os desfiles são a nossa marca, onde já participamos em diversas cidades da região, sempre destacando o nome de nossa cidade. Fomos também foco de interesse de uma produtora paulista que veio especialmente realizar filmagens de um desses desfiles em dezembro de 2008.

A Sociedade é mais um grande braço da cultura de nossa cidade, pois não há conhecimento desta cultura em nosso país atualmente, e este é o nosso diferencial, criando, organizando e levando à crianças e adultos o Pelznickel.

Fonte: pelznickel.com.br