Profissionais de saúde passam por capacitação sobre testes rápidos

27 de agosto de 2014

Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde Notícias

Enfermeiras, técnicas de Enfermagem e médicas das Unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF), da Policlínica e do Hospital de Guabiruba participaram de uma capacitação sobre testes rápidos para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. O objetivo foi implementar as estratégias de ampliação ao diagnóstico dessas doenças, especialmente em gestantes e na população mais vulnerável do município.

O evento ocorreu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guabiruba - APAE durante o sábado, 23, e contou com a participação de 35 profissionais da saúde, sendo que a capacitação foi ministrada pela psicóloga Gisele Cristina Schiochett Haas, enfermeiro Daniel Matias Glizoni, médico infectologista, Ricardo Freitas e pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Tolentino. O encontro teve a presença do prefeito, Matias Kohler, e da secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt.

Conforme Ana Lúcia, o teste rápido é realizado nas Unidades de Saúde desde o inicio de agosto, enquanto que na Vigilância desde 2013. “As pessoas interessadas em realizar o teste de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis devem procurar a Unidade de Saúde do seu bairro para agendar. Não é necessária requisição médica. A Vigilância Epidemiológica realiza o procedimento em alguns casos emergenciais, mas sempre orientamos o paciente que a sua Unidade também realiza”, explica a enfermeira.

leia também