Profissionais de saúde passam por capacitação sobre testes rápidos

27 de agosto de 2014

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Enfermeiras, técnicas de Enfermagem e médicas das Unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF), da Policlínica e do Hospital de Guabiruba participaram de uma capacitação sobre testes rápidos para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. O objetivo foi implementar as estratégias de ampliação ao diagnóstico dessas doenças, especialmente em gestantes e na população mais vulnerável do município.

O evento ocorreu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guabiruba - APAE durante o sábado, 23, e contou com a participação de 35 profissionais da saúde, sendo que a capacitação foi ministrada pela psicóloga Gisele Cristina Schiochett Haas, enfermeiro Daniel Matias Glizoni, médico infectologista, Ricardo Freitas e pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Tolentino. O encontro teve a presença do prefeito, Matias Kohler, e da secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt.

Conforme Ana Lúcia, o teste rápido é realizado nas Unidades de Saúde desde o inicio de agosto, enquanto que na Vigilância desde 2013. “As pessoas interessadas em realizar o teste de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis devem procurar a Unidade de Saúde do seu bairro para agendar. Não é necessária requisição médica. A Vigilância Epidemiológica realiza o procedimento em alguns casos emergenciais, mas sempre orientamos o paciente que a sua Unidade também realiza”, explica a enfermeira.

leia também