Notícias
Guabiruba inicia Plano Municipal de Transporte Público e Mobilidade Urbana
7 de agosto de 2014
Depois de implantar o Plano Diretor e o Plano Municipal de Saneamento Básico, Guabiruba inicia o Plano Municipal de Transporte Público e Mobilidade Urbana com o objetivo de melhorar o deslocamento do cidadão guabirubense. Coordenado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura, os trabalhos iniciaram com uma pesquisa realizada pela empresa de Curitiba (PR), Tectrans, vencedora do Processo Licitatório.
O estudo é composto por diferentes etapas. Na que ocorre nesta semana, o cidadão responde a perguntas como destino de seu deslocamento, frequência, se utiliza veículo e se usaria ônibus. A pesquisadora Clarice Setlik diz que a população está sendo receptiva. “Estou sendo bem recebida nas casas, até pelo assunto, pois as pessoas estão gostando de saber que algo será feito em relação ao transporte público”, relata. Os pesquisadores chegam às residências identificados com crachá e colete de cores laranja e amarelo.
A moradora do bairro Pomerânia, Patricia Kohler Kormann, 37 anos, considera a iniciativa importante. “Aqui quase não passa ônibus e têm poucos itinerários. Do jeito que está não tem como utilizar ônibus”, fala ela, afirmando que se houvesse transporte público com certeza utilizaria. “Se melhorasse daria para deixar o carro em casa, a economia é maior”, completa.
O secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Wagner Paulo Butsch, explica que a empresa se encontra no terceiro estágio do cronograma de execução do trabalho. “O primeiro foi fazer todo levantamento das vias públicas, principais acessos de entrada e saída do município, contratação de pessoal, que são de Guabiruba, pois facilita muito o pesquisador conhecer a cidade. Atualmente nos encontramos no trabalho de pesquisa em residências para identificar a questão de origem e destino, se as pessoas usassem o transporte público para onde elas iriam, em quais horários. Em seguida, será feita a contagem de veículos nos principais pontos da cidade, como entradas, cruzamentos e áreas de maior tráfego”, destaca Butsch.
Depois da pesquisa, que irá nortear a elaboração do Plano Municipal de Transporte Público e Mobilidade Urbana, uma audiência pública será realizada para apreciação da população em relação à proposta, que no momento, poderá dar suas sugestões e contribuições. “Temos a necessidade de ter transporte interbairros e de buscar novas soluções para a mobilidade urbana do município”, ressalta o secretário.
A previsão para o término da pesquisa é 40 dias. O plano prevê também implantação de terminal e de pontos de ônibus, que seguirão o modelo escolhido durante o concurso realizado em 2013 pela Prefeitura em parceria com a Unifebe e Uniasselvi/Assevim.