Professores e merendeiras passam por capacitação

4 de agosto de 2014

educação Notícias

As aulas iniciam nesta semana em Guabiruba, mas as férias para os professores e merendeiras foi de aperfeiçoamento. A Secretaria Municipal de Educação realizou duas capacitações, sendo uma voltada para as merendeiras e outra, em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC, para os professores da Educação Infantil.

Para os docentes, foram realizadas as palestras “Família X Escola – Um objetivo em comum”, com a neuropsicopedagoga e psicóloga Raquel Francisca Pinheiro; “Dificuldades e Limitações no Processo de Aprendizagem”, com a psicopedagoga Vera Bauer; “O professor que eu quero ser: Falando sobre motivação, desafios e autoestima”, com a psicopedagoga e psicóloga Fernanda Domingos Spengler; “Neuroeducação: Cérebro e Comportamento de Crianças e Adolescentes”, com o Professor dr. Rodrigo Sartório. Integrou a capacitação ainda a oficina “Contação de História de Maneira Lúdica e Divertida”, Felícia Fleck, e a palestra “Portfólio como instrumento de avaliação”, com a pedagoga e coordenadora do SESC, Louise Dorow.

Os encontros ocorreram nos dias 27 e 28 de julho. Nesses dois dias também, as nutricionistas da Secretaria de Educação, Anelise Fischer e Elisa C. Vidotto Bruns, ministraram um curso para as serventes escolares e cozinheiras da rede municipal de ensino na Escola Básica Professor Arthur Wippel. No evento, foram discutidas as mudanças que ocorrerão na implantação do novo enquadramento, segundo definições do novo Estatuto do Servidor Público.

Os fiscais da Vigilância Sanitária de Guabiruba contribuíram expondo a legislação em vigor referente ao tema da capacitação. A psicóloga da Secretaria de Educação, Lucimara Pavesi, ministrou palestra sobre Ética Profissional, enquanto o tema segurança alimentar em todas as etapas do processo de elaboração da Alimentação Escolar foi abordado pelo SESC.

As merendeiras tiveram a oportunidade de exercitarem os conhecimentos adquiridos na cozinha da unidade escolar.

“Aprender mais para ensinar melhor”

A frase é da secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper. “Capacitar nossos professores é melhorar a educação do município”, completa, lembrando que cuidar da formação dos docentes é um dos mandamentos para se chegar a uma educação de excelência.

De acordo com a técnica de Atividade/Educação Complementar do SESC, Rejane Sperling Sell, fazer parte de eventos que tenham como compromisso a formação de educadores, é de extrema importância, pois possibilita oportunizar através de diferentes discussões, a concretização para uma educação de excelência. “Esta excelência que tanto buscamos, requer momentos de estudo, de aprendizagem num constante movimento de aperfeiçoamento; de movimento enquanto sujeitos também em constante construção de novos conhecimentos e aprendizagens”, diz. “Gosto muito da frase de Ruben Alves, que resume o processo de aprendizagem em movimento: ‘Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos’ ", finaliza.

leia também