Placas orientam população a consultar prefeitura antes da construção

30 de julho de 2014

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Assistência Social, Habitação e Emprego Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria do Procon Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Administração Diretoria de Agricultura Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein Escola de Educação Infantil São Pedro Escola Municipal Paulo Schmidt Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Entre a maioria dos brasileiros, a construção da casa própria é a realização de um sonho. No entanto, se não houver planejamento na escolha do terreno ou na construção do imóvel, o sonho se transforma em pesadelo num piscar de olhos. Essa é a realidade de muitas pessoas que chegam à Prefeitura de Guabiruba para solicitar alvarás que não podem ser emitidos. 

Com o objetivo de minimizar esses transtornos, a Prefeitura de Guabiruba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano e Infraestrutura, começou a disseminação de placas na cidade com a mensagem “Antes de construir ou comprar um terreno, consulte a prefeitura”. Mais de 20 placas orientativas foram instaladas nos bairros Guabiruba Sul, Imigrante, Lageado Baixo e Aymoré. Outras doze serão colocadas nos demais bairros nas próximas semanas. 

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Guabiruba, Bruna Eli Ebele, muitas pessoas adquirem terreno em área de preservação ambiental e depois vão à prefeitura solicitar alvará de construção ou de terraplenagem. “Essa consulta à prefeitura é que deve ser antecipada. As pessoas devem nos procurar antes até da compra do terreno. Assim, saberão se aquela área a ser adquirida está regular para receber uma construção”, orienta a secretária. 

A mensagem foi tema de uma campanha publicitária do Governo Municipal no início de 2013 e é reforçada com as placas informativas uma vez que a desinformação continuou sento enaltecida por muitos cidadãos. “Guabiruba tem matas preservadas, vários cursos d’ água e a lei precisa ser respeitada, principalmente a do recuo de 30 metros dos cursos de água, que é a mais em voga no município. Não só a prefeitura fiscaliza, o próprio Ministério público está solicitando demolição de casas e a natureza mesmo responde aos danos que sofre”, pontua Bruna. 

Mais informações podem ser solicitadas nas Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano Infraestrutura pelo telefone 47 3354-0141.

 

leia também