Mais de 30 jogadores participam do 1° Circuito de Xadrez

7 de julho de 2014

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Notícias Procuradoria-Geral

A Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba organizou no último domingo, 6, o 1° Circuito Municipal de Xadrez na Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli.  O evento contou com a participação de 33 jogadores, sendo a maioria integrante do Programa Guabirubense do Futuro, onde a modalidade foi inserida neste ano. Podiam participar do Circuito integrantes da comunidade em geral. 

Ficaram em primeiro lugar nas suas categorias os jogadores Vitoria Kormann, Alecio Ptzer Filho, Adolf Schaeer, Amabile Cristine Suavi e Eduardo Venera. As próximas etapas do Circuito ocorrem no dia 14 de setembro e 9 de novembro. O vencedor será aquele que somar mais pontos em todos os circuitos. 

A coordenadora de Programas Esportivos Escolares, Marcia H. Watanabe, defende que o xadrez é uma ferramenta de educação. “O jogo promove o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao hábito de tomar decisões, além de ser uma atividade que ajuda a desenvolver hábitos positivos e aprendizagem de outras disciplinas, o que propicia rendimento escolar e formação do caráter do aluno”, afirma Marcia.

Entre as áreas cognitivas e emocionais potencializadas pelo jogo, a coordenadora destaca a concentração, visualização, reflexão e reação, ponderação de opções, análise concreta, pensamento abstrato, planejamento e atenção de vários acontecimentos paralelamente.

Arquivos

leia também