Conferência discute transformações na Assistência Social e propõe novas abordagens

12 de julho de 2023

Notícias

Na tarde desta segunda-feira, 10, cidadãos e profissionais da Assistência Social de Guabiruba se reuniram para a 11ª Conferência realizada no salão da Comunidade Adventista, bairro Lageado Baixo. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego e Conselho Municipal de Assistência Social, contou com a participação de aproximadamente 55 pessoas e teve como palestrante a Assistente Social Queli Anschau.

Durante a conferência, foram abordadas questões cruciais sobre o aprimoramento dos serviços socioassistenciais e o papel dos trabalhadores da área. Os participantes foram incentivados a refletir sobre possíveis mudanças e ações inovadoras que poderiam ser implementadas para oferecer um atendimento mais eficiente às pessoas atendidas.

Espera-se que as reflexões e propostas apresentadas durante o evento possam influenciar positivamente as práticas no município. “As conferências são momentos fundamentais de avaliação de política pública de Assistência Social. E a partir disso, podemos traçar objetivos e metas para avançar continuamente e chegar ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que queremos para as famílias atendidas”, considera Neide Hort, secretária da pasta.

Os tópicos discutidos durante o evento foram agrupados em cinco eixos temáticos, conforme abaixo. Eles foram divididos em grupos, nos quais as apresentações foram realizadas de forma lúdica, por meio de teatros. Dessa forma, as propostas para o governo federal, estadual e municipal foram muito mais efetivas para o entendimento dos participantes da conferência.

TEMA: Reconstrução do SUAS: “O SUAS que temos e o SUAS que queremos.”

EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.

EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Mais informações com a Assistência Social pelo telefone/WhatsApp 47 3308-3105.