CAPS Guabiruba realiza atividade alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial

9 de maio de 2023

Notícias

O Centro de Atenção Psicossocial de Guabiruba, CAPS, visando propagar o Dia da Luta Antimanicomial, promoverá no dia 18 de maio (quinta-feira), uma contação de histórias com Emiliano de Souza. O evento será destinado aos usuários atendidos no CAPS e seus familiares, tendo início às 9h na sede do CAPS Guabiruba, localizada na Rua Guabiruba Sul, nº 3574, próximo à Olaria.

 

Dia da Luta Antimanicomial

O Dia da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. O principal foco é a ideia de que não se deve isolar uma pessoa com sofrimento mental em nome de certos tratamentos, uma ideia que é baseada pelos preconceitos que cercam a doença mental.  O movimento se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país.

 

A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

 

O que é o CAPS

O CAPS é um órgão que auxilia no tratamento de pessoas com transtornos mentais, problemas emocionais graves e viciadas em álcool e drogas. Dentre as atividades realizadas estão atendimentos individuais, oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, atividade física, grupos de horta terapêutica, culinária, entre outros.

 

Para quem é o CAPS

Podem ser atendidas pelo CAPS pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais podem procurar participar do CAPS.

 

Mais informações pelo telefone 47 3308-3168, atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h30 às 17h.

leia também