Notícias
Prefeito Valmir Zirke participa de reunião para reforçar segurança nas escolas
14 de abril de 2023
Nesta quinta-feira (13), o prefeito Valmir Zirke participou da reunião da Associação de Municípios do Vale Europeu em Blumenau (Amve). Dentre os principais assuntos, destacou-se a ampliação da segurança nas escolas. Preocupados em melhorar as condições de segurança nos ambientes escolares e dar mais tranquilidade para alunos, pais, professores e servidores, os prefeitos do Vale Europeu promoveram uma discussão ampliada sobre o assunto e trouxeram demandas dos municípios.
Segundo o prefeito Valmir Zirke, é possível perceber a dificuldade presente em municípios pequenos do Vale Europeu em conseguir lidar com esta situação. "Nós iremos participar de uma licitação para conseguirmos um consórcio com uma empresa de segurança", afirma.
Zirke reforça que o que está ao alcance da Prefeitura já esta sendo realizado, como comentado anteriormente. "Esse processo de mudanças não é algo rápido de se fazer, mas dentro do que se pode, está sendo agilizado, porque estamos cientes da preocupação diante dos casos que vêm ocorrendo", conclui.
“Compreendemos a realidade de cada município e respeitamos as decisões dos gestores, mas, em conjunto, estamos buscando alternativas que possam abranger a maioria dos municípios sem interferir na autonomia da gestão. Em comum, temos o fortalecimento de ações de prevenção e reforço imediato na segurança das escolas”, relata o presidente da Amve, Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.
Os prefeitos foram unânimes em apoiar a contratação de agente de segurança escolar para todas as unidades da rede municipal de ensino durante o período de aulas. Neste caso, alguns municípios já estão em processo de contratação e outros devem fazê-lo por meio de consórcio com a Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (Apis).
O presidente da Amve reforçou ainda que, em breve, outros temas relacionados à segurança escolar serão colocados em pauta pelos prefeitos. Para ele, alterações na legislação penal, saúde mental, treinamento de professores e servidores e atendimento de equipe multiprofissional com suporte emocional são algumas das demandas que deverão ser tratadas.
“Nosso objetivo, como gestores públicos, é zelar pela vida, garantir segurança à população e proporcionar serviços públicos de qualidade. Para isso, precisamos da união de esforços, de soluções viáveis e ágeis, do compromisso do Estado e da União para apoiar iniciativas focadas na segurança dos ambientes escolares”, conclui Hildebrandt.