Biblioteca de Guabiruba recebe peça teatral “O Aurélio Sumiu! E Agora?”

15 de março de 2023

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Nesta terça-feira, dia 14 de março, a Biblioteca Municipal de Guabiruba recebeu o projeto “O Aurélio Sumiu! E Agora?”, realizado pela Cia Cobaia Cênica em duas apresentações, às 9h e às 13h30, para os alunos do 3º ano da Escola Cesário Régis.

 

O projeto será apresentado em seis bibliotecas municipais do Alto Vale do Itajaí (Indaial, Ibirama, Ituporanga, Guabiruba, Gaspar e Timbó) entre os dias 06 e 17 de março. A atividade, selecionada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, é executada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. O projeto propõe uma vivência teatral, literária e de criação para o público infanto-juvenil alfabetizado das redes públicas municipais de educação.

 

O projeto consiste em uma contação de história e uma oficina criativa de produção de textos conduzidas pelo ator, escritor, diretor e produtor cultural Samuel Paes de Luna, com direção do ator, dramaturgo e diretor Thiago Becker, ambos da Cia. Cobaia Cênica de Rio do Sul. Esse trabalho é realizado em parceria com a bibliotecária Marciani Raquel Bezerra Tatim, proponente e coordenadora geral do projeto, que trabalha há mais de 8 anos na Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos da Fundação Cultural de Rio do Sul e, além disso, é uma das responsáveis pela organização e realização das Feiras do Livro da cidade desde 2014 e desenvolve uma série de projetos de dinamização da biblioteca.

 

A trama conta sobre o sumiço do dicionário Aurélio, fazendo as pessoas esquecerem do significado das coisas. E agora, como continuar vivendo sem saber o que significa amor, amizade, família, esperança, honestidade, etc? A relação entre o artista e os espectadores é construída por meio de provocações que colocam todos em posição ativa, seja na imaginação ou na ação concreta da fala, escrita ou através do desenho. Para dar início às histórias, os participantes são desafiados por meio de dinâmicas que sorteiam palavras e contextos específicos, que precisam ser incluídos nas narrativas.

 

A ideia é estimular os participantes a contarem, escreverem e/ou ilustrarem suas próprias histórias. Isso tudo, deixando com que eles escolham a forma de expressão que mais se identificam e se sentem à vontade, buscando respeitar as individualidades de cada um. Inclusive, durante a atividade, há o momento em que todos recebem um material para produzirem seus próprios conteúdos literários, a partir do que vivenciaram da história contada pelo ator.

 

Ao final, aqueles que se sentirem à vontade, fazem a leitura do que produziram e compartilham com os demais, gerando um terceiro momento da atividade que é o debate sobre as histórias e o processo de criação

 

Para Samuel Paes de Luna, ator e idealizador do projeto “Tivemos uma ótima experiência na Biblioteca Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel, onde os alunos estavam super concentrados e participativos, e percebemos a criatividade e a inteligência deles na elaboração criativa de seus livros. Pra gente, somos pontes para o conhecimento. É uma forma de aprendizado, onde estamos sempre em uma grande troca de experiências e assim, estamos sempre construindo nossos conhecimentos. Fico feliz em fazer com que a nossas crianças estejam mais conectadas com o conhecimento, com a leitura, com os livros”.

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