Notícias
Duas hospedagens de Guabiruba receberam certificação de qualidade pelo CIMVI
16 de fevereiro de 2023
Na noite da última segunda-feira, 13, Guabiruba participou da Cerimônia de Certificação 2022 e Revalidação 2020 do Programa de Aprimoramento em Meios de Hospedagem, que aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em Timbó. Na ocasião, os chalés Canto do Dragão, do bairro São Pedro, foram premiados com o selo Ouro Plus e o Hotel Rural Sítio do Sol, do Aymoré, foi premiado com o selo Prata.
“Nosso objetivo sempre foi proporcionar aos nossos hóspedes uma experiência única, em um ambiente acolhedor e harmonioso com a natureza. Esse prêmio nos inspira a continuar nessa direção, implementando novas práticas sustentáveis e reforçando nossa paixão pela preservação ambiental” afirma Fabiane Maria Schaefer Baron, proprietária da Pousada Canto do Dragão.
“Estamos felizes e surpresos pela certificação Prata. Acreditamos que estamos no caminho certo para tornar o empreendimento ainda mais qualificado nos meios de hospedagem sustentáveis. Isso dá notoriedade ao hotel e também ao município de Guabiruba, alavancando ainda mais o turismo em nossa região. A equipe está muito feliz e mostrando o máximo empenho para o OURO em 2024. Esse programa além de importante é também um estímulo para que continuemos melhorando a cada dia”, considera Malu Giusto, proprietária do Hotel Rural Sítio do Sol.
O programa
O principal objetivo do Programa visa o aprimoramento dos serviços e o fortalecimento da gestão dos empreendimentos selecionados. Durante o processo, os empresários são auxiliados com consultorias a identificarem as características positivas e negativas de seu negócio, a definir estratégias e implementar ações para aprimoramento dos serviços prestados.
Esta ação é direcionada a empresas dos segmentos de pousadas, hotéis, hostels, campings, camas-café e casas de aluguel. Além de Guabiruba, também participam as cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Em Guabiruba, três hospedagens participaram do programa. Após as consultorias, foi realizada a avaliação e classificação da hospedagem através dos selos Vale Europeu Sustentável de Bronze, Prata, Ouro ou Ouro Plus, que foram entregues na Cerimônia de Certificação.
O formulário de avaliação aplicado nas consultorias aos empreendimentos se alinha às normas técnicas brasileiras e outras normas internacionalmente reconhecidas. Ele tem como objetivo orientar a implementação de boas práticas sustentáveis e de qualidade nos meios de hospedagem participantes do projeto, sendo as normas da ABNT NBR 15401:2014 – Sistema de Gestão da Sustentabilidade - Meios de Hospedagem e a ABNT NBR 16534:2016 - Meios de hospedagem - Indicadores para o Sistema de Gestão da Sustentabilidade que estão sendo utilizadas como base para a construção de normas internacionais sobre o tema – ISO 21401.
A cerimônia
O evento foi comandado pela Gestão de Turismo e Cultura do CIMVI, representado pela gestora Arlete Regilene Scoz, e pela Diretoria Executiva do CIMVI, representada pelo diretor executivo Fernando Tomaselli. A solenidade contou com a importante presença de autoridades da região, como o Presidente do CIMVI e Prefeito de Rodeio Valcir Ferrari, e o Prefeito de Doutor Pedrinho Hartwig Persuhn, que apoiam e incentivam o desenvolvimento turístico regional.
As entidades parceiras do Programa, SEBRAE e SENAC, também estiveram presentes mostrando a importância de seus trabalhos para o desenvolvimento sustentável da região.
Além disso, os gestores municipais de Turismo também marcaram presença na cerimônia, valorizando o trabalho dos empreendimentos de seus municípios e realizando a entrega da certificação aos mesmos. “Agradecemos a confiança e o empenho das hospedagens em participarem deste processo. Ficamos orgulhosos do resultado e estaremos destacando os selos adquiridos pelas hospedagens em nossos materiais de divulgação. Fica também o convite às demais hospedagens do município a participarem deste programa”, afirma o secretário de Turismo de Guabiruba, Andrei Muller. As inscrições para o ano de 2023 estão abertas até o final do mês de fevereiro.
Mais informações com a Secretaria Municipal de Turismo através do telefone/WhatsApp 47 3308-3116. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, anexo à Fundação Cultural.