CRAS realiza palestra sobre o aumento do número de casos de violência feminina

9 de dezembro de 2022

Notícias

No dia 5 de dezembro, o Centro de Referência de Assistência Social de Guabiruba (CRAS) realizou uma palestra sobre o aumento do número de casos de todos os tipos de violência. Outro motivo, também, é em alusão à data de 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra Mulheres e Meninas. A palestra foi voltada aos servidores da Assistência Social, Saúde e Educação. O intuito da ação é entender o seu papel no processo de violência, a melhor forma de atendimento e cuidados ao público específico.

 

Fernanda Casola é coordenadora do CRAS de Nova Trento, e foi convidada a palestrar no evento, apresentando e conduzindo o assunto para compreensão dos servidores. “Acho importante a gente se articular em rede, essa capacitação é uma forma de refletir sobre a temática da violência e as demandas que estão nos nossos serviços”, afirma.

 

Para Casola, a capacitação das equipes é uma ação de urgência. “Cada vez mais, nós temos que nos cobrar como profissionais, principalmente dos serviços públicos, para que a gente tenha uma intervenção mínima.” Fernanda ainda defende a importância da articulação, para que todos os órgãos estejam em sintonia na coibição dessas situações, gerando um resultado eficaz. 

 

A violência contra mulheres e meninas pode acontecer de diversas formas. Entre elas a violência física, com tapas, socos, chutes, entre outros; a violência psicológica, com humilhação, desvalorização, diminuição, controle, chantagem; a violência patrimonial, com destruição de bens materiais ou pessoais da vítima; violência virtual, como a divulgação de fotos e vídeos íntimos na internet; e a violência sexual, quando há sexo ou toques forçados e indesejados, entre outros.

 

Caso passou ou esteja passando por alguma dessas dificuldades, a pessoa deve procurar ajuda em algum desses órgãos:

Proteção Especial / Secretaria de Assistência Social de Guabiruba

Rua Dez de Junho, Centro, Guabiruba. Telefone/WhatsApp 47 3308-3105

 

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Rua Lageado Baixo, 1452, bairro Lageado Baixo, telefone 47 3308-3117

Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI

Rua do Convento, 49, Centro, Brusque, 47 3251-8303

 

Disque 190 Polícia Militar de Guabiruba

Rua José Fischer, Centro, Guabiruba

leia também