Notícias
Decoração Natalina ilumina as ruas de Guabiruba
17 de novembro de 2022
Quem passa pelas ruas de Guabiruba já pode sentir o clima de Natal na cidade. A decoração natalina deste ano traz os personagens do Natal Mágico espalhados em vários lugares da cidade como rotatórias, arcos e praças. É possível transitar pelo município e se deparar com Papai Noel, Pelznickel, São Nicolau, Christkindl, o Homem do saco e a Befana, personagem do folclore natalino italiano.
Além do portal de entrada do município e da prefeitura, a praça Theodoro Debatin também ganha protagonismo com muitas luzes e as figuras de São Nicolau, Christhkindl, Pelznickel, Papai Noel e o Presépio formado por mangueiras de luzes, além de um grande trenó e duas renas de mola para a diversão das crianças.
Investimento do Fundo Municipal de Turismo
Guabiruba trabalha desde 2018 com seu Plano Municipal de Turismo. Ele tem como objetivo oferecer experiências autenticas àqueles que visitam o município, e nada mais autêntico do que o Pelznickel. Com base nisso, a cidade já apresenta diversas ações, não só promovidas pelo setor público, mas também por associações, empresas e os próprios comércios, que já estão adotando a temática em seus produtos.
Com isso, o Conselho Municipal de Turismo, através de Fundo, fez a aquisição de 13 totens de rosto, sendo dois com temática alemã para uso em eventos e 11 com temática dos personagens do Natal. Os totens foram instalados nas praças do município e foram produzidos pelo artista guabirubense Djonata Barcelos, conhecido como Pik.
Além dos totens, Pik também produziu diversas outras peças com as figuras do Natal Mágico. Ao total, foram instaladas 56 peças produzidas pelo artista. "Eu criei os personagens do zero, mas o intuito deles é para que a magia do Natal entre no clima das crianças, pra eles sentirem como é o Natal Mágico de Guabiruba", afirma Pik.
Também com o intuito de potencializar o Natal de Guabiruba como atrativo turístico, a decoração e a programação de Natal iniciaram mais cedo esse ano. “É bom para o comércio que se beneficia do movimento nas atrações da praça e estimula os habitantes a entrarem no clima de Natal, enfeitando suas casas e se programando para os eventos”, considera o secretário de Turismo Andrei Muller.