Notícias
Três hospedagens de Guabiruba participam de um programa de certificações
15 de agosto de 2022
Durante o mês de agosto, a Secretaria de Turismo de Guabiruba está participando do Programa de Certificação de Meios de Hospedagem, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O objetivo do programa é aprimorar as empresas do setor de hospedagem, recebendo assessoria técnica para implementar práticas de gestão e sustentabilidade no empreendimento.
O programa é direcionado para empresas nos segmentos pousadas, hotéis, hostels, campings, camas-cafés e casas de aluguel. Além de Guabiruba, também participam as cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Em 2022, 34 hospedagens estão participando da certificação. Destas, 20 serão certificadas pela primeira vez e outras 14 integram a revalidação do programa relativo a 2020, atividade que acontece a cada dois anos.
Guabiruba participa do programa de 2022 com as hospedagens Canto do Dragão (Alsácia), Sítio do Sol (Aymoré) e Refúgio Santa Montanha (Lageado Alto). O projeto iniciou na última semana com a visita de uma consultora nestes meios de hospedagens. O próximo passo será trabalhar junto com as hospedagens a implantação das melhorias organizacionais. Por fim, após as implementações, cada meio de hospedagem receberá o Selo Vale Europeu Sustentável que poderá ser Bronze, Prata, Prata Plus, Ouro ou Ouro Plus.
Para Fabiana Baron, proprietária da pousada Canto do Dragão “está sendo muito gratificante, pois traz um olhar mais amplo para o cuidado com a nossa natureza, utilizando os meios de uma forma ecologicamente correto. Essa é uma das nossas prioridades, cuidar da nossa natureza e conscientizar os nossos clientes a ter também esse olhar.”
“Estamos amando essa oportunidade e mais ainda de ver que toda nossa ideia inicial está alinhada com o programa. Com certeza será uma parceria de sucesso e nos encorajou ainda mais nessa nova empreitada. Sendo que estamos na fase de construção e acabamentos, mas temos planos para abrir até final do ano” dia o proprietário do Refúgio Santa Montanha.
Para o Hotel Rural Sítio do Sol, “estamos tendo uma experiência positiva. Com o programa, estamos aprimorando meus conhecimentos e a importância da reciclagem dos lixos e da preocupação em preservar o meio ambiente.”
O secretário de Turismo, Andrei Müller, acompanhou de perto as visitas e destaca: “O programa é uma excelente oportunidade para as hospedagens pois profissionaliza ainda mais os serviços e evidencia a sustentabilidade no empreendimento, e, ao final, com o selo, a hospedagem terá seu diferencial no mercado.”