Notícias
Cinco artistas guabirubenses são homenageados na IX Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba
12 de agosto de 2022
Durante a IX Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba, que acontece de 22 a 26 de agosto, a Fundação Cultural entregará a cinco artistas guabirubenses um Prêmio de Reconhecimento de Trajetória, pelo trabalho desempenhado no município ao longo de sua carreira.
As indicações partiram do Conselho Municipal de Cultura de Guabiruba, integrando em Sessão Ordinária realizada pelo grupo, formado por membros da sociedade civil. Os artistas serão homenageados, um por dia, durante o cerimonial da mostra nas escolas. Segue abaixo cronograma.
A ideia é que cada vez mais a comunidade possa reconhecer e deixar registros dos feitos de seu povo na arte e cultura local. Dentre os critérios, os membros levaram em conta o histórico, a experiência e o impacto social dos projetos realizados.
"Homenagear trajetórias daqueles que tanto contribuem com o seu legado, propósito, trabalho através da arte e a cultura para o município, é consolidar o pensamento de preservação e agradecimento. Vidas foram intervindas e impactadas (sem podermos mensurar) ao estar em contato com estes grandes nomes, resultando na formação de uma rede cultural incrível, formação de plateia e no surgimento de muitos outros profissionais motivados a seguirem seus sonhos,” destaca Jenifer Schlindwein, superintendente da Fundação Cultural.
Conheça um pouco sobre os artistas selecionados:
CLÁUDIA RIEG BARON
Segunda, 22 de agosto, 19h, escola Arthur Wippel, Centro
Graduada em Educação Artística, Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996); Especializada em "O Ensino da Arte: fundamentos estéticos e metodológicos" pela FURB (2001); Especializada em moda pela UDESC (2003); Oficineira de Escultura, Desenho de Observação e Pintura em Tela na Fundação Cultural de Guabiruba (2011 a 2021). Atualmente atua como professora concursada da Escola Estadual de Educação Básica Professor Feliciano Pires de Brusque, e ministra oficinas particulares de artes em Guabiruba.
EUSÉBIO NICOLAU KOHLER
Terça, 23 de agosto, 19h, escola Padre Germano Brandt, Aymoré
Graduado em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Harmonia e Canto coral, atuando principalmente nos seguintes temas: regência, canto, arranjo e produção musical. É regente do Coro da FURB (Blumenau), Coro Cristo Rei (Guabiruba) e demais trabalhos envolvendo a regência de canto e coral
BRUNILDES FUCKNER
Quarta, 24 de agosto, 19h, escola Osvaldo Ludovico Fuckner, Lageado Baixo
Além de produzir 70 tipos de artesanato, Brunildes Fuckner também pinta quadros. Até hoje, já coleciona aproximadamente 800 quadros em seu currículo. 50 deles foram vendidos para clientes dos Estados Unidos. Ela também já ministrou vários cursos e palestras. Porém, os grandes feitos que Brunildes ressalta são a exposição de artes recicláveis que fez na rede Globo e a restauração de um quadro do pintor francês impressionista Claude Monet, na época em que trabalhava em uma loja de restaurações.
FRANCISCO SCHAEFER
Quinta, 25 de agosto, 19h, escola Anna Othília Schlindwein, Guabiruba Sul
Em 1995 Francisco (Chico) Schaefer iniciou o projeto do que é hoje a “Mini Cidade”, ponto turístico de Guabiruba que atrai turistas, principalmente, em época de Natal, por ficar ao lado da Pelznickelplatz, mas que recebe visitas durante todo o ano. A sua atividade artística é fabricar e manter a grande maquete que representa uma cidade em miniatura, e que tem itens que simbolizam Guabiruba.
EMILIANO DE SOUZA
Sexta, 26 de agosto, 19h, escola Carlos Maffezzolli, São Pedro
Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), especialização em Contação de História pela Aupex. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em línguas estrangeiras modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: narração de histórias, performance, literatura e língua inglesa. É contador de histórias e já atuou em diversos projetos culturais por Santa Catarina, inclusive através do SESC.