Guabirubense aluna da EJA recebe medalha em concurso internacional de matemática

2 de agosto de 2022

Notícias

Dezenas de alunos da “Escola S” presenciaram a menção honrosa entregue à uma aluna guabirubense. Daniela Batista de Souza, da Pomerânia, estuda o ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Guabiruba e participou do Canguru da Matemática, um concurso internacional da disciplina.

 

A medalha de Honra ao Mérito a foi concedida por ter se destacado em sua turma. O professor de Matemática, Pedro André Gastaldi, aplicou a prova com os alunos.  Daniela ficou nervosa, pois a prova não havia sido comunicada previamente. Porém, ela respondeu as questões com cautela e se orgulha de ter sido a última a terminar, conquistando a nota 72,50, a mais alta da turma. “Imagina: mais de dez anos fora da escola. Eu comecei a ler, foi bem complicado. Mas pensei se não tentar a gente não vai saber, então pelo menos eu tentei. Deu certo, ainda bem. Eu tô bem feliz”, se alegra Daniela.

 

Na época, a turma de Daniela estava estudando disciplinas do ensino fundamental. O professor Pedro se orgulha da aluna e de seus colegas pelo bom desempenho. Ela explica que a prova é de grande importância para os alunos. “É uma olimpíada internacional com origem na Austrália. Ela desenvolve o raciocínio lógico do aluno, onde ele pode se destacar com medalha de ouro, prata, bronze ou menção honrosa, que foi o caso da nossa aluna da EJA.”

 

A EJA é uma realização do SESI/SENAI em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Guabiruba. Ela atende cerca de 150 alunos nos ensinos fundamental e médio. As aulas acontecem no período noturno nas escolas Arthur Wippel, Centro, e Anna Othília Schlindwein, Guabiruba Sul. “A EJA busca dar oportunidade de estudos e conhecimento para as pessoas que não tiveram essa oportunidade na idade certa. Com certeza a premiação reflete o trabalho que vem sendo feito na Educação de Jovens e Adultos. É uma satisfação e um orgulho muito grande para Guabiruba”, afirma o secretário de Educação Freddy Nagel.

 

Matrículas

 

A supervisora, Ângela Mendes Suavi, explica que a EJA é dividida em áreas do conhecimento como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Exatas, Ciências Humanas, entre outros. Cada uma destas áreas são trabalhadas durante um período, por isso, as matrículas podem ser feitas apenas durante a troca de áreas.

 

Podem se matricular jovens a partir de 15 anos completos e adultos que não completaram ensino fundamental ou médio. Para saber quando haverá a troca de área para realizar a matrícula, o guabirubense pode entrar em contato com a EJA pelo fone/WhatsApp 47 3251-8528.

leia também