Escola Padre Germano Brandt realiza exposição sobre Segunda Guerra Mundial

18 de julho de 2022

Notícias

A Escola Padre Germano Brandt, do Aymoré, está realizando uma exposição até quarta-feira, 22. O tema gira em torno da Segunda Guerra Mundial e como o Brasil foi envolvido e afetado, conteúdo que faz parte da grade curricular dos nonos anos.

No dia 6, as turmas fizeram um passeio a Curitiba, onde visitaram a Casa do Expedicionário, o Museu do Holocausto, e, de quebra, ainda deu um tempinho para visitar o museu de arte Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico. “Foi uma visita bem proveitosa. Um dia repleto de conhecimento”, comenta a professora de História Sandra Vieira.

A Casa do Expedicionário é um acervo que registra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), destacando a atuação de pracinhas paranaenses na vitoriosa campanha em solo europeu. São documentos, fotografias, filmes, mapas, ilustrações da época e materiais bélicos utilizados por ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha de Guerra do Brasil. A praça onde está o museu também abriga monumentos importantes. Lá, estão expostos um carro de combate M3 Stuart e um avião de caça P-47D Thunderbolt.

O Museu do Holocausto de Curitiba recorda o acontecimento através da memória das vítimas e sobreviventes brasileiros, além de utilizá-lo como exemplo na luta contra o ódio, a intolerância, o racismo e o preconceito.

A exposição ainda conta com documentos e livros da Biblioteca Municipal de Guabiruba como jornais suíços que mostram os acontecimentos da época, e documentos de Ervin Riffel, um guabirubense que serviu na guerra.

leia também