Notícias
Guabirubense é eleita representante do Vale do Itajaí para Conferência Nacional da Saúde Mental
11 de julho de 2022
Guabiruba teve uma representante na 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, realizada em Florianópolis nos dias 29 e 30 de junho. O evento tem como objetivo propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental.
Eulania Santos Lima, do bairro São Pedro, é natural da Bahia mas mora em Guabiruba há oito anos. Por sua característica comunicativa, ela foi escolhida para representar o município e já passou por três etapas. Paciente do CAPS e representante dos usuários do SUS, na fase estadual Eulania foi eleita delegada e irá representar o Vale do Itajaí na etapa nacional, que deve acontecer de 8 a 11 de novembro. “Está sendo uma experiência incrível ser representante na conferência. Eu luto e acredito que as pessoas podem aprender a conviver com a suas doenças, porque se eu consegui, todo mundo também consegue.”
Eulania foi diagnosticada com Transtorno Bipolar há 10 anos e já passou por diversos profissionais e Centros de Atenção Psicossocial. “Foi no CAPS de Guabiruba que eu consegui o equilíbrio para minha vida. Tratando o meu transtorno, eu concluí uma graduação em Design de Moda e agora estou cursando uma nova graduação em Serviço Social. Aprendi a controlar as minhas emoções e crises de ansiedade. Eu aprendi a conviver com a minha doença.”
A quinta conferência tem como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Ela também busca “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, tendo como eixos o Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; a Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; a Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e os Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Na etapa estadual, que recebeu mais de 300 pessoas, Eulania analisou e votou projetos acerca do desenvolvimento da Saúde Mental no Brasil. Para Luiza Correa de Lyra Holz, psicóloga e coordenadora do CAPS, a participação da paciente é de grande importância para o município, tendo em vista a conferência como espaço de construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da saúde mental. “Como representante de Guabiruba e dos usuários do SUS, acredito que a Eulania vai trazer mais visibilidade para nós, que trabalhamos com saúde mental e também maiores esclarecimentos para a população, desmistificando o paciente caps”, finaliza.
Saiba como funciona o CAPS de Guabiruba
O CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, é um serviço para a saúde mental do Sistema Único de Saúde, SUS. É um lugar de referência e tratamento para pessoas com grave sofrimento psíquico, cuja severidade ou persistência demandem cuidado intenso, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).
Guabiruba possui o CAPS I, localizado na Rua Guabiruba Sul, nº 3574, em frente à Rua da Escola Anna Othília Schlindwein. Nele, são prestados serviços gratuitos de acolhimento, atendimentos individuais, em grupos e oficinas.
Podem ser pacientes do CAPS crianças, adolescentes, adultos ou idosos com grave sofrimento psíquico, cuja severidade ou persistência demandem um cuidado intenso, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).
Em caso de uso abusivo de álcool e outras drogas, o paciente poderá procurar diretamente o CAPS. Em caso de outros transtornos psicológicos, o cidadão guabirubense deverá realizar, primeiramente, uma avaliação com o médico clínico geral na Unidade Básica de Saúde do seu bairro e, conforme necessidade, será encaminhado ao CAPS.
Mais informações diretamente com o CAPS pelo 47 3308-3168 ou WhatsApp 47 9 9165-0589. Expediente de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.