Notícias
Transitolândia também para os guabirubenses
25 de junho de 2014
Nesta semana foi oficializada a parceria entre a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte – GBTRAN, e a Polícia Militar na inclusão dos estudantes guabirubenses da rede municipal de ensino no Programa da Transitolândia, a cidade do trânsito em miniatura localizada no 18º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Terezinha, em Brusque.
Na terça-feira e nesta quinta os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner, do bairro Lageado Baixo, receberam informações de policiais e de agentes de trânsito sobre as situações envolvendo uma direção segura e defensiva. Eles são os primeiros alunos de Guabiruba a participarem da Transitolândia, que foi inaugurada em agosto de 2013.
Segundo o coordenador da GBTRAN, Anderson Scalvin, irão participar da atividade alunos de 4º ano da rede municipal e os estudantes de 5º ano, na segunda etapa. “Esta é uma excelente oportunidade para a criança ser motorista e não só viver a situação de pedestre e passageiro. É importante essa interação desde cedo para que elas vejam o conflito social e as dificuldades do trânsito”, fala o coordenador.
Para o estudante Lucas Giovanni Aguiar Siqueira, 9 anos, poder dirigir na transitolândia é a melhor parte. “É muito legal. Aprendi a respeitar os pedestres, as lombadas, as faixas de segurança”, conta ele, que também destaca os vídeos que assistiu. “A gente viu um do pateta, que era bonzinho, mas quando entrava no carro se transformava num péssimo motorista”. Questionado sobre se é esse o comportamento que se deve ter, o garoto é rápido em dizer não.
Lição dada é lição aprendida no local. A policial Karine Gonçalves, instrutora dos estudantes desde que iniciou o programa, explica que os ensinamentos são repassados em dois momentos. O primeiro teórico, em uma conversa lúdica com os estudantes, tirando suas dúvidas, o segundo na pista, onde eles assumem a direção dos carrinhos. “O objetivo do projeto é diminuir os acidentes que temos em nossa região e reforçar a importância do respeito no trânsito”, pontua.
Ainda em parceria com a Secretaria de Educação, a GBTRAN trabalha com projetos pilotos de jogos Paz no Trânsito e palestras que levam o mesmo nome. O objetivo é tornar as duas atividades constantes em toda rede municipal de ensino.