Programa de Intercâmbio leva estudantes de Guabiruba e Brusque para a Alemanha

17 de junho de 2014

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Neste ano o município de Guabiruba virou parceiro do Programa de Intercâmbio Cultural Brasil – Alemanha, promovido pela Prefeitura de Brusque e Unifebe. Dos 14 intercambistas que irão para a Alemanha no dia 20 de junho, cinco são de Guabiruba, dois da Unifebe e o restante de escolas técnicas e da rede municipal de Brusque. Acompanham o grupo as professoras Rosana Paza, de Inglês, e Keity Link Seifert, de Língua Alemã. 

Na segunda-feira, 16, o grupo se reuniu no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba para receber os últimos avisos da comissão organizadora. Além dos prefeitos, Matias Kohler e Paulo Roberto Eccel, marcou presença no evento os familiares dos intercambistas, o presidente da Associação Catarinense de intercambio e cultura (ACIC), Valdir Riffel, secretárias de Educação de Guabiruba e Brusque, Edna Maria da Silva Jasper e Gleusa Fischer e o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy. Todos destacaram a importância do momento para cada um dos estudantes e orientaram que aproveitem ao máximo a experiência. 

“Aproveitem, vivam esse momento que vocês conquistaram por mérito. A viagem envolve um conjunto de fatores que fazem crescer”, disse Kohler, agradecendo a oportunidade dada à Guabiruba pela cidade de Brusque e parabenizando os selecionados. 

O prefeito Paulo Eccel comparou a iniciativa a uma semente que está sendo plantada. “A Alemanha é um país forte e em breve, por meio desses intercambistas que se tornarão adultos e também profissionais, será possível estabelecer relações comerciais com o Brasil. Esses alunos poderão ter uma bela experiência”, disse. 

Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias e terão uma extensa programação de atividades culturais, de lazer e visitas a organizações estudantis como escolas, universidades e polos de tecnologia. O grupo retorna da Alemanha no dia 30 de junho. 

Arquivos

leia também