Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard fazem balanço e projetam novas ações para o Parceria para o Clima

10 de dezembro de 2020

Devido ao avanço da Covid-19, as cidades que integram as ações da Parceria para o Clima, entre elas Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard, tiveram que suspender os encontros presenciais que aconteciam a cada seis meses. Porém, nem por isso os trabalhos cessaram. A solução foi seguir com reuniões virtuais para discutir ações, criação de novas estratégias e troca de informações.

Entre as ações já implementadas está a criação de uma logo da parceria para ser usada em documentos oficiais, mídias digitais, camisetas e outras ações de divulgação e comunicação. As equipes de Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard se envolveram na tarefa. Três ideias foram apresentadas, duas delas desenvolvidas pela design de moda e ilustradora Juliana Bohn Habitzreuter, membro da equipe diretora, e outra pela arquiteta e urbanista Aline Razera, membro da equipe técnica.

As propostas buscaram representar as raízes da imigração alemã em Guabiruba em relação aos dias atuais, representando através de elementos os valores e laços que envolvem as duas cidades, não só no sentido familiar de descendência, mas também na amizade, meio ambiente, tecnologia, política e economia.

A escolha da logo foi feita através de eleição virtual com todos os membros das equipes de coordenação, executiva e direção de ambas as cidades. A proposta da arquiteta Aline Razera foi a mais votada.

Conferência internacional

Um dos eventos mais importantes realizados neste ano foi a Conferência Internacional dos Municípios Latino-americanos da 7ª Fase da Parceria Municipal para o Clima. De Guabiruba, participaram a secretária de Meio Ambiente Bruna Ebele e a assessora cultural Bianca Lemos Assis. Entre os outros países do continente americano estavam Argentina, representada pela cidade de San Miguel de Tucumán, e Guatemala com a cidade de Panajachel.

Guabiruba fez uma apresentação de aproximadamente 10 minutos em inglês com tradução simultânea para o espanhol sobre o município e sobre como está o andamento da parceria entre Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard.

Também foi abordada a possibilidade de contato direto com os representantes da agência alemã e os agentes financiadores dos programas da parceria para os projetos que serão apresentados no ano de 2021. Ao fim da conferência todos foram convidados a apresentar suas ações com as cidades parcerias e encaminhar um esboço da programação e expectativa para o ano que vem.