Comitê Gestor Covid-19 de Guabiruba decide pelo não retorno das aulas presenciais

13 de novembro de 2020

Em reunião realizada no início da tarde desta sexta-feira, 13, o Comitê Gestor Covid-19 de Guabiruba discutiu sobre a situação da pandemia em relação à possibilidade de retornar com as aulas presenciais na rede municipal de ensino. A decisão foi unânime pelo não retorno presencial, mantendo as aulas on-line até o fim do calendário escolar.

No início de novembro, Guabiruba – assim como todo o Médio Vale do Itajaí – subiu um nível na escala de risco, passando do alto para o grave. A situação acendeu um alerta nas secretarias de Educação e Saúde que já haviam concluído, junto com outros setores, o plano de contingência para o retorno presencial das aulas. O aumento alarmante de casos de Covid-19 não só em Guabiruba mas em todo o estado nos últimos dias fez com que os planos mudassem.

A Educação vem acompanhando os números da Covid diariamente e avalia a situação junto com a equipe técnica da Secretaria de Saúde. “Já éramos receosos com o retorno na matriz alta. Agora que estamos no grave somos totalmente contrários”, afirma. “Os estudantes convivem com pessoas do grupo de risco e no quadro atual é inegável que aulas presenciais aumentariam a contaminação”, considera.

A secretária de Saúde Patrícia Heiderscheidt apresentou os números demonstrando que o Médio Vale do Itajaí enfrenta neste momento a situação mais crítica desde o início da pandemia. Nos meses de setembro e outubro, o Centro de Triagem atendeu, respectivamente, 345 e 346 pessoas. Somente nos primeiros 12 dias de novembro já foram 371.

“Quando tivemos o primeiro pico, o aumento foi gradual. Desta vez, está sendo tudo muto rápido”, afirma. Em 48 horas, a quantidade de casos ativos quintuplicou passando de 14 no dia 10 para 58 no dia 12. “As UTIs dos hospitais Azambuja e Imigrantes estão quase lotadas. Não é possível voltar às aulas neste momento”, destaca a secretária.

Ela informou ainda que a região de abrangência da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) bateu o recorde de novos casos em 24 horas nesta semana, com 693 casos registrados em um único dia. Em Santa Catarina, são 14,2 mil casos ativos até a última quinta-feira, 12, com 72% de ocupação dos leitos de UTI da rede pública.

Matriz de risco

Na reunião, Patrícia explicou sobre o sistema de pontuação que classifica as cidades na matriz de risco. De 1 a 2 é alto, de 2.1 a 3 vai para grave e de 3.1 em diante, gravíssimo. De acordo com a secretária, neste momento o município está com a pontuação em 2.8. “Ou seja, estamos muito próximos do gravíssimo”, ressalta.

Baixo impacto pedagógico

Segundo Alfred Neto, caso as aulas presenciais retornassem na próxima semana, o resultado pedagógico seria praticamente nulo. “Não teríamos 30 dias de aulas. E além disso, conforme o plano de contingência, o retorno seria gradual, inicialmente para alunos com maior dificuldade. Nesse período, os professores teriam que se desdobrar entre aulas presenciais e on-line. Prejudicaria o trabalho de todos, professores e alunos”, explica.

A prefeita em exercício Rosita Kohler, que também é professora, concorda com o secretário de Educação. “O retorno causará mais disseminação da doença. O ano já está acabando. Quanto aos alunos com maiores dificuldades, se não foi possível fazer algo até aqui, não é agora que as coisas irão mudar. O retorno presencial é um risco para a saúde de todos”, pondera.

2021 indefinido

“Enquanto não houver uma vacina ou pelo menos um tratamento medicamentoso baseado em evidências científicas, nada estará seguro. Por isso é importante que todos tenham ciência que ainda não sabemos como será o retorno em 2021. Tudo precisará ser discutido e repensado”, frisa o secretário de Educação de Guabiruba.

Segundo ele, o Conselho Nacional de Educação já sinalizou positivamente para uma readequação curricular para o ano que vem a fim de que os alunos não fiquem com uma lacuna no conhecimento e também não atrasem sua formação. “Não vai ser fácil encontrar esse ponto de equilíbrio. Por isso, é importante não criarmos muitas expectativas e aguardarmos o desenrolar dos acontecimentos”, complementa.

Um decreto deverá ser publicado pela Prefeitura de Guabiruba nas próximas horas oficializando a decisão do comitê.