Placas ambientais são arrancadas e depredadas

12 de maio de 2014

Assessoria Cultural Notícias

A Prefeitura de Guabiruba tem instalado placas informativas em alguns pontos da cidade, como placas indicando o Parque Nacional da Serra do Itajaí e placas com informações ambientais, alertando o cidadão a não depositar lixo em locais públicos. No entanto, as placas estão sendo depredadas e a prefeitura alerta que tal atitude é crime de dano contra o patrimônio público. 

A secretária de Meio Ambiente do município, Bruna Eli Ebele, conta que duas das placas que demarcavam os limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí com o objetivo de inibir crimes ambientais como a caça e a extração de palmito foram removidas. Uma estava localizada na localidade da Cristalina e outra no Morro de Santo Antônio. Já as placas de proibido jogar lixo e entulho instaladas na rua Pedro Keller, travessa dos bairros Aymoré e Guabiruba Sul, e na rua Planície Alta, bairro São Pedro, também sofreram ação dos vândalos. 

“Na rua Pedro Keller foram colocadas duas placas, sendo que foram retiradas em menos de uma semana. Uma nova placa foi colocada no local e a mesma novamente foi retirada, aparecendo instalada na rua Planície Alta. Ali, uma das placas foi baleada”, relata a secretária. 

Tal atitude é crime de depredação do Patrimônio Público, previsto no art. 163, inciso III do Código Penal com pena de detenção de seis meses a três anos e multa, além de pena correspondente à violência. “Caso os vândalos forem localizados, faremos com que a lei seja cumprida”, alerta a secretária. 

Ela destaca ainda que os pontos continuam a receber lixo e entulhos e que a fiscalização nesses locais será intensificada. Denúncias podem ser feitas no telefone 3354-0141 com a Secretaria de Meio Ambiente.

 

leia também