SENAR capacita trabalhadores rurais de Guabiruba

29 de março de 2019

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) ofertou gratuitamente um curso de operação e manutenção de tratores. As aulas ocorreram na sede da Associação de Desenvolvimento Rural (ADERG) de Guabiruba.

 

O curso contou com 14 alunos e iniciou na quarta-feira, 27, finalizando na sexta, 29. Servidor público, Rubens Stedile, que é morador do Lageado Baixo, foi um dos alunos a procurar a capacitação e ressaltou a importância das classes. “É muito importante para quem tem tratores poder fazer a manutenção básica, cuidar do equipamento, além de ser um curso que nunca foi oferecido na região antes. Uso esse implemento na agricultura em casa e na parte da manutenção poderemos fazer coisas que antes não fazíamos”, destaca.

 

O professor Leonardo Ataíde, que já havia ministrado outros cursos em Guabiruba, explica que as conversas foram voltadas à segurança, operação e manutenção. “Hoje, a questão dos acidentes no trabalho rural é recorrente, principalmente com tratores. Visamos muito a conservação das máquinas e aumento da vida útil delas”, detalha.

 

Ataíde diz que a metodologia de ensino do SENAR é de “aprender a fazer, fazendo”. Ele acredita que os alunos só realmente aprendem quando vão para a prática. “Nós trabalhamos com 70% prática e 30% de teoria. Quando você trabalha essa questão prática é muito mais atrativo do que segura-los somente em uma sala sentados assistindo vídeos. São temas que são do interesse deles, que fazem parte do dia a dia e isso ajuda muito na produtividade das aulas”, avalia.

leia também