Festa da cultura italiana reúne cerca de 2 mil pessoas

18 de março de 2019

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

Na sua 9ª edição, a Festa Italiana de Guabiruba atraiu cerca de 2 mil pessoas para o Oratório de Santo Antônio, no Lageado Alto, durante o sábado, 16 de março. Apresentações culturais, competições típicas, show da Pisa da Uva, teatro e muita música embalaram a festa mais cultural do Vale Europeu.

 

De Camboriú, um ônibus com 22 pessoas esteve pela primeira vez no local. O guia de turismo, Antônio Feliski, diz que sempre procura eventos típicos na região para levar um grupo de pessoas que viaja com ele e frequenta esse tipo de festa. “Gostamos muito. Tudo nos chamou a atenção, principalmente a comida. Todos elogiaram. A música muito boa”, conta ele, que assistiu a apresentação musical da Família Paganini.

 

Também pela primeira vez no evento, esteve o alemão Brend Petermann, 35 anos. Ele está passeando em Guabiruba e diz que ficou impressionado com a variedade de comida na festa. “Achei muito bonito. Quero morar aqui”, diz. Já pela quinta vez na festa, a moradora do bairro Guabiruba Sul, Valeria Rothermel, 71 anos, assistiu ao show da pisa da uva e aproveitou a gastronomia e a música do local. “Estou com a família”, comenta, acompanhada do esposo, filhos e netos.

 

Organizado pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG), com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento contou com a colaboração de aproximadamente 60 pessoas, as quais trabalharam de forma voluntária. O diretor administrativo da ACIG, Amilton Stedile, afirma que cada componente do grupo oferece o seu melhor e por isso o resultado sempre é positivo. “Superou nossa expectativa. Muitas pessoas vieram festejar conosco e desfrutar da cultura italiana”, pontua.

 

Para a presidente da Associação Visite Guabiruba (AVIGUA), Rosemari Glatz, que tem acompanhado as últimas edições, esta foi de sucesso. “É uma festa de família e de raiz. Aqui encontramos pessoas não só de Guabiruba e Brusque, mas de outros lugares. Encontramos conhecidos de Blumenau. Estavam em Brusque, souberam da festa e vieram para cá. Acharam um pouco longe, mas a estrada estava boa e a sinalização também”, comenta.

 

O diretor de Turismo de Guabiruba, Andrei Muller, reforça a forte identidade cultural da festa. “Ela retrata a vivencia dos primeiros imigrantes e a partir do momento que se trabalha com a identidade da cultura, envolve-se a comunidade, atraindo tuiristas para a cidade e para o evento”, ressalta.

 

Entre o público que passou pela festa estava o prefeito, Matias Koher, vice Valmir Zirke, presidente da Câmara Municipal, Rosita Kohler e deputado estadual Laercio Schuster.

 

 

leia também