Piloto de Guabiruba é destaque no Brasileiro de Gaiola Cross

15 de março de 2019

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias Procuradoria-Geral

Desde pequeno, a paixão pela adrenalina e pelas corridas off road correm pelas veias de Oberdan Bornhausen Kohler, de 23 anos. O apreço pelas modalidades já vinha de berço, com o tio sendo piloto de motocross e nas trilhas que fazia com o jipe do avô. Mas foi há 10 anos que o guabirubense entrou de fato nas competições de Gaiola Cross, veículos automotores construídos de forma artesanal ou industrial, em aço tubular de diâmetros variados.

 

Kohler diz que a primeira competição que realizou foi a convite de amigos de Pomerode e que isso o motivou a seguir carreira no esporte. “A gente foi gostando cada vez mais depois dessa prova e começamos investindo em projetos novos para poder competir, pois era totalmente diferente das trilhas, assim fomos investindo até hoje e melhorando para ter bons resultados”, detalha.

 

No começo do mês, o piloto de Guabiruba conquistou a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro Jeep Gaiola Cross, em Horizontina, no Rio Grande do Sul. Nem o alto custo, manutenção do equipamento e os longos 800 km de distância até a cidade gaúcha impediram o guabirubense de competir, que contou com o apoio de patrocinadores. “Valorizo muito essa vitória na categoria aspirada, pois muitos carros dessa categoria estão com uma potência incrível, mas com muito sofrimento e luta consegui vencer”, comemora o piloto.

 

O campeão da primeira etapa espera concluir as demais com uma boa pontuação para enfim ser coroado com o título no final do ano. “Sabemos que no nosso esporte acontecem muitos imprevistos como quebras e outras coisas, mas vamos seguir firme e com fé que iremos terminar o campeonato sem problemas e sermos campeões”, projeta.

 

De acordo com Kohler, a preparação para o campeonato exige muita união entre toda a equipe. “Tenho muitos amigos patrocinadores que dão a maior força para que eu possa preparar o carro da melhor forma. Depois do carro todo pronto, chega a hora de carregar, seja na carretinha reboque ou no caminhão e preparar as ferramentas, alimentos, roupas, e outras utilidades para seguir viagem para a corrida, que às vezes são disputadas à até 1000 km de distância de Guabiruba”, explica.

 

O Campeonato Brasileiro Jeep Gaiola Cross possui nove etapas ao longo do ano, com a próxima etapa sendo disputada em Guabiruba, no dia 13 de abril. Além destas etapas, os pilotos correrão em Guabiruba, Capivari de Baixo, Brusque, San Vicente, na Argentina, Americana/SP, Ivaí/PR, Glorinha/RS e Forquetinha/RS.

 

A secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Márcia Hochsprung Watanabe, acredita que o gaiola cross é uma modalidade com cultura preservada, pois os campeonatos estadual e brasileiro existem há vários anos. Márcia espera que Oberdan possa voltar a vencer na etapa de Guabiruba. “Ele é um grande piloto, torcemos para que tenha um bom ano e que no mês que vem tenha sucesso novamente”, finaliza.

 

Confira o calendário das provas do Campeonato Brasileiro Jeep Gaiola Cross 2019:

 

02/03 – Horizontina/RS

13/04  - Guabiruba/SC

18/05 – Capivari de Baixo/SC

19/06 – Brusque/SC

17/08 – San Vicente – Argentina

21/09 – Americana/SP

12/10 – Ivaí/RS

09/11 – Glorinha/RS

30/11 – Forquetinha/RS

 

leia também