Dada a largada na 22ª edição dos Comunitários de Guabiruba

11 de março de 2019

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias Procuradoria-Geral

Os 22º Jogos Comunitários de Guabiruba tiveram o pontapé inicial no sábado, 9, com a cerimônia de abertura no Ginásio João Scheffer, no Centro. Centenas de pessoas prestigiaram a solenidade, que contou com a presença da equipe da Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, prefeito Matias Kohler, vice Valmir Zirke e vereadores Felipe Eilert dos Santos e Paulo Ricardo Gums.

A formalidade contou com discursos, hinos do Brasil e de Guabiruba e apresentação de dança do Studio Maiara Eleutério.

 

O diretor de Esportes, Roque Hassmann, relatou que a preparação para os jogos começou no início do ano, com a organização de tabelas e regulamentos. Hasmann explicou as mudanças feitas com a intenção de manter a competitividade entre os atletas. “Antes era por eliminatória simples. Quem perdia já estava fora e haviam bairros que jogavam um jogo e estavam eliminados. Então, esse ano decidimos fazer por chaves para todos terem mais chances, hoje se pode perder o primeiro jogo e mesmo assim ainda poder chegar à final”, elucidou. De acordo com o diretor, cerca de dois mil atletas competirão em busca das medalhas.

 

Um dos idealizadores da competição, Osnir Schlindwein, não escondeu a emoção e a alegria de ver que se acercava mais uma edição da competição. “Realizamos esse trabalho de criação dos jogos em junho de 1998 e jamais imaginávamos que a semente lançada naqueles dias frutificasse na árvore do que os Jogos Comunitários representam para a cidade”, orgulhou-se. Segundo ele, no início da competição havia uma rivalidade muito forte, mas que acabou sendo substituída pelo bom senso e a amizade. “Dentro desse ginásio, as torcidas tinham que ficar separadas. Hoje a gente vê todas as torcidas mescladas, torcendo por um ideal comum que é o crescimento dos Jogos Comunitários”, comparou.

 

O prefeito Matias Kohler disse que a expectativa para a competição é a melhor possível. “É a continuidade de um trabalho de 22 anos, que busca a harmonazição entre as comunidades. Que com isso consigamos transformar Guabiruba cada vez mais uma cidade que luta por seus ideais, busca seus resultados, mas que também se soma no esforço de uma comunidade cada vez mais ordeira e organizada. Que possamos comemorar ao final desta edição o que o esporte da cidade tem de melhor: a busca por uma convivência cada vez mais harmoniosa entre todos”, comenta.

 

Encerrada a abertura, a bola começou a rolar no torneio de Futsal Masculino Livre, vencido pelo Imigrante, que derrotou o Aymoré por 1 a 0 na final. Já na manhã de domingo, 10, foi a vez do torneio de Tênis de Mesa Masculino e Feminino. Entre as mulheres, a medalha de ouro ficou com o Aymoré, enquanto entre os homens, o título terminou nas mãos do Imigrante.

 

Os Jogos Comunitários serão disputados até 26 de maio e contam com 38 modalidades. Os vencedores serão premiados no dia 1º de junho durante a 7ª Festa da Integração, evento comemorativo aos 57 anos de Guabiruba.

 

Confira os resultados do fim de semana:

 

Futsal Masculino Livre – Classificação final: 1) Imigrante, 2) Aymoré, 3) Lageado Baixo, 4) São Pedro

 

Tênis de Mesa Masculino - Classificação final: 1) Imigrante, 2) Lageado Baixo, 3) Aymoré, 4) Guabiruba Sul

 

 

Tênis de Mesa Feminino - Classificação final: 1) Aymoré, 2) Guabiruba Sul, 3) Lageado Baixo, 4) Imigrante

 

leia também