Palestra na Câmara Municipal destacará o Dia da Mulher

1 de março de 2019

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Guabiruba e a Câmara Municipal organizam uma palestra no dia 13 de março, às 19h, no plenário, com o tema “Autoestima e evolução da mulher”, ministrada pela psicóloga Angela Porto. Além da palestra, haverá sorteio de prêmios e uma confraternização entre os participantes.

 

Para a psicóloga, o momento será  de olhar para si mesmo. “Espero que todas as mulheres possam olhar pra si, se conhecer um pouquinho mais. Pretendo nessa palestra fazer com que elas olhem pra elas mesmas com mais carinho”, explica. Segundo Angela, é necessário estar bem consigo mesmo para ter uma boa relação com as pessoas no dia a dia e cumprir com suas obrigações. “É importante estar bem nutrida emocionalmente, estar feliz. Se a gente for fazer um bolo num dia triste, ele não fica tão gostoso quanto o que é feito num dia feliz. Buscar esta qualidade de vida é muito importante para que possamos exercer os vários papéis que temos com mais propriedade e felicidade”, aponta.

 

A secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, diz que o evento será também de descontração e autoconhecimento. “Será uma oportunidade para falarmos da nossa autoestima, nossas ansiedades e dúvidas. Mas também será um momento divertido, teremos também um café, poderemos conversar bastante. Por isso convido todas as mulheres e também os homens para participar deste dia que está sendo preparado com muito carinho”, declara.

 

 

As lutas das mulheres

 

A professora Rosita Kohler fez história na política guabirubense: pela primeira vez uma mulher preside a Câmara de Vereadores da cidade. Ela foi a escolhida em dezembro do ano passado. “É uma grande alegria e um grande desafio poder fazer parte e ser a primeira mulher presidente da Câmara”, afirma.

 

Rosita diz que espera que seu mandato como presidente seja um incentivo para que mais mulheres participem da vida política. “Nós temos aqui na Câmara a galeria das mulheres que já foram vereadoras, e lá há uma inscrição que diz que lugar de mulher também é na política. Que sirva para que mais mulheres se empenhem a participar mais”, analisa.

 

A presidente destaca também as conquistas e a evolução femininas ao longo dos anos. “Vemos no dia a dia o quanto a mulher evoluiu, o quanto ela corre atrás dos seus direitos e não espera mais em casa. Muitas vezes tem papel de pai e mãe ao mesmo tempo, mas ela batalha e vai à luta”, enaltece.

 

 

O Dia Internacional da Mulher representa a força e os direitos conquistados pelas mulheres no decorrer dos anos.  Há muitas explicações históricas para a origem da data, sendo a mais comum o incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens. Entretanto, existiram fatos históricos anteriores a esse como reinvindicações de mulheres por direitos trabalhistas, como explica o professor e historiador Kelwyn Pfleger.

 

“É importante frisar que não foi apenas o episódio do incêndio nessa fábrica que dá esse dia às mulheres, mas sim todo um histórico de longa data onde elas vinham buscando seu espaço e procurando incorporar uma data que referenciasse toda sua luta em prol do seu reconhecimento na sociedade”, afirma. Pfleger acredita que as mulheres lutam por algo que deveria ser natural a elas, porém ao longo da história e até mesmo nos dias atuais ainda são vistas com certa indiferença. “Prova disso é que muitos cargos que elas ocupam não são remunerados da mesma forma que os homens. Porém, as mulheres hoje estão conseguindo ter seu papel de destaque cada vez mais inserido na sociedade, ocupando cargos chaves em diferentes instituições e empresas”, avalia.

 

O historiador crê que a data é importante pois nos faz refletir no que podemos fazer para garantir às mulheres o seu direito de exercer diversas funções na sociedade sem ressalvas. “As mulheres sempre tiveram um papel muito relevante na sociedade e devem ser reconhecidas. Nada mais justo que termos essa data para referencia-las e não só no dia 8 de março, mas sim todos os dias porque elas são fundamentais, tanto quanto os homens, na nossa sociedade”, enfatiza.

 

Serviço

 

Palestra “Autoestima e evolução da mulher”

Dia 13 de março, às 19h

Câmara Municipal

Entrada Gratuita

Acompanhe novidades no link: https://www.facebook.com/events/2263808930609117/

leia também