Boneco do aedes aegypti visita escolas e casas de crianças

21 de fevereiro de 2019

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

De perto ele parece inofensivo. Um inseto a mais entre tantas espécies, porém vem trazendo muitos problemas, sobretudo nos países latino-americanos. O aedes aegypti é considerado um dos mosquitos mais perigosos do mundo, transmitindo doenças como a dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Seu combate passa por inibir os focos de proliferação.

 

Por isso,  a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza uma campanha de conscientização nas escolas. As crianças recebem a visita dos “mosquitões” da dengue, podendo interagir e sendo selecionadas duas crianças em cada escola para receber em suas casas a visita dos profissionais de saúde para checagem e orientação anti dengue no local.


Responsável pela  Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Tolentino, ressalta a importância de levar a prevenção para dentro da escola e dos lares. “Essa ação é uma intensificação, um lembrete. O mosquitão estará reforçando com as crianças a importância da prevenção”, destaca.  

 

A diretora da Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, Maria Rosinei da Cunha Schweigert ,diz que a ação deve surtir efeitos porque as crianças levam o que aprendem para dentro de casa. “Elas estarão com a iniciativa, cuidando da escola e de suas casas. Com a visita do mosquitão, as crianças irão chegar em casa e contar pros pais o que é o mosquito e o que ele pode causar, além de ser um tema que as professoras podem trabalhar em sala de aula”, ressalta. Maria ainda conta que a ação acontece há vários anos e vem trazendo bons frutos, já que as crianças estão cada vez mais conscientes. “Temos aqui um parque com pneus furados, as vezes acontece de entupir um buraquinho e as crianças já mostram pra professora sugerindo a retirada da água”, relata.

 

As crianças da Edeltrudes Wippel Heil selecionadas e que serão visitadas pelo mosquitão e pela Vigilância foram as estudantes do segundo ano, Lauren Prado Victorino e Elielma Paixão dos Santos, ambas de sete anos.

 

 

 

leia também