Escolas de Guabiruba recebem livro sobre a história da região

19 de dezembro de 2018

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

As escolas de Guabiruba receberam na manhã de quarta-feira, 19, 24 exemplares do livro “Brusque, os 60 e o 160: Elementos da Nossa História”, de Rosemari Glatz. A entrega foi feita pela própria autora ao prefeito, Matias Kohler, vice Valmir Zirke, secretário de Educação, Alfred Nagel Neto e professor da pasta Kelwyn Pfleger. As obras ficarão à disposição das bibliotecas para pesquisa dos estudantes.

 

Professora universitária e futura reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Rosemari Glatz levou três anos de profundas pesquisas para concluir o impresso. A escritora diz que buscou desde o início uma forma com que a publicação pudesse também ser abordado nas escolas. “O livro foi pensado e escrito de forma didática, pode ser lido aos poucos e ao final dos capítulos traz referências para a realização de pesquisas”, explica.

 

Rosemari ainda esclarece que Guabiruba se faz presente no livro, já que a história das duas cidades se entrelaça. “Brusque e Guabiruba eram uma só. No mesmo mês que chegam os primeiros colonizadores à Brusque, também chegam em Guabiruba, então não tem como separar a história de Brusque com a de Guabiruba”, destaca.

 

 O secretário de Educação, Alfred Nagel Neto, comemora a vinda dos livros para as escolas da cidade. “São obras que serão revertidas aos nossos alunos e eles só tem a ganhar com isso. Não temos muita bibliografia nesse sentido aqui na cidade, a memória é falível e se a história não for registrada ela será perdida”, enaltece.

 

Neto é autor de duas edições do livro Amor e Guerra e doou dois exemplares para a Biblioteca da UNIFEBE.

 

A obra

 

Decidida a resgatar a história e as tradições da região de Brusque, Rosemari Glatz fez um levantamento baseado também no período antes da fundação oficial da cidade, em 1860, quando já habitavam no município diversos imigrantes.

 

A escassez de informações sobre a época motivou ainda mais a autora a pesquisar sobre, embora tenha encontrado muitas limitações. O livro conta com linguagem acessível, uma rica diversidade de gravuras, muitas histórias e a reprodução inédita do rosto de Maximilian von Schneeburg, o Barão de Schneeburg.

 

“Brusque, os 60 e o 160: Elementos da Nossa História” está disponível nas livrarias de Brusque ao preço de R$50.

leia também